Paraíba

PLURALIDADE

Encontro Estadual pela Liberdade e Diversidade Religiosa ocorre na segunda (22), em João Pessoa

O evento irá trazer palestras, debates e apresentação de carta que propõe implementação de políticas públicas na Paraíba

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Café da manhã Inter-religioso/21 de janeiro de 2023. "Mais de 20 expressões religiosas unidas em prol da liberdade e diversidade religiosa", comenta Saulo Gimenez. - Foto: acervo do Fórum Diversidade Religiosa - PB.

O 3º Encontro Estadual pela Liberdade e Diversidade Religiosa da Paraíba, evento organizado pelo Fórum Diversidade Religiosa  - Paraíba, ocorrerá na próxima segunda-feira (22), no Auditório Espaço da Mulher, na Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, em João Pessoa (PB). O encontro acontece em alusão ao Dia Mundial da Religião e ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorados em 21 de janeiro. O evento é gratuito e aberto ao público. 

Saulo Gimenez, coordenador do Fórum Diversidade Religiosa - PB, explica que o objetivo principal do evento “é unir as lideranças religiosas do estado da Paraíba e fazê-las compreender que a coexistência pacífica entre as religiões é possível.  Além de reforçar com elas o combate à intolerância religiosa e a pluralidade religiosa que deve ser respeitada”. 

O evento irá trazer palestras, debates e a apresentação e assinatura da Carta Pela Liberdade e Diversidade Religiosa da Paraíba. Estarão presentes, entre outras, lideranças religiosas dos municípios de Sapé, Santa Rita, Sossego, Campina Grande, João Pessoa, Cabedelo, Conde, Soledade, Bayeux, Remígio, Puxinanã e Alhandra, para que possam trazer as demandas das suas cidades, no intuito de que as políticas públicas sejam afinadas de acordo com a realidade paraibana.

No total, o encontro terá quatro palestras, sendo uma delas o “Racismo Religioso e suas facetas (como combatê-lo)”, realizada por Tânia Maria e Francy Lima, coordenadoras do Núcleo de Religiões de Matrizes Africanas, do Fórum Diversidade Religiosa - PB. 

“O termo intolerância religiosa não é suficiente para descrever as violências sofridas pelas pessoas que cultuam as religiões dos Orixás. A discriminação com essas religiões não acontecia somente por serem religiões de matrizes africanas, mas por serem religiões professadas em sua maioria pelo povo negro, por isso achamos mais adequado o termo racismo religioso”, explica Tânia Maria. 

O encontro ainda terá em sua programação as palestras: “a Invisibilização e Apagamento de Religiões Minoritárias”, por Saulo Gimenez; “A Teologia Afirmativa e sua importância”, por Willams da Penha, coordenador do Fórum Diversidade Religiosa - Paraíba/Seccional Cabedelo (PB); e o “Ensino Religioso na Paraíba: Desafios e Perspectivas”, por Euclides Franklin, coordenador do Núcleo de Ensino Religioso do Fórum Diversidade Religiosa.

Carta Pela Liberdade e Diversidade Religiosa da Paraíba

A Carta Pela Liberdade e Diversidade Religiosa da Paraíba, que será apresentada e assinada durante o encontro, segundo Saulo Gimenez, não é uma carta de cobrança, mas sim um documento que traz resoluções e tenta mostrar a importância do diálogo inter-religioso.

“Que possamos levar a Carta Pela Liberdade e Diversidade Religiosa da Paraíba à votação na Assembleia Legislativa, e que as ações sugeridas sejam implementadas, a exemplo da criação de coordenadorias em prol da liberdade e diversidade religiosa no estado e nos municípios. Assim também como a interiorização das delegacias especializadas e a manutenção delas”, salienta Saulo.

Café da Manhã Inter-religioso

No próximo domingo (21), acontece o Café da Manhã Inter-Religioso, no Hotel Globo, em João Pessoa, das 09h às 12h. O evento também é feito pelo Fórum Diversidade Religiosa do estado e precede o 3º Encontro Estadual pela Liberdade e Diversidade Religiosa da Paraíba. O encontro é gratuito e, para participar, "basta trazer uma comida e uma bebida que represente sua cultura ou expressão religiosa para podermos compartilhar com todos os participantes do evento", explica a organização. 

Acompanhe a rede do Fórum para saber a programação completa desses eventos, que são abertos ao público.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira