Paraíba

PLURALIDADE

Frente de Diversidade Religiosa traz live com Manú da Cuíca e Pastor Henrique Vieira

O objetivo é promover a discussão sobre laicidade do estado e a diversidade religiosa

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card

A Frente de Diversidade Religiosa da Paraíba promove, nesta sexta-feira (24), a partir das 18h00, mais um encontro virtual com personalidades que discutem a religiosidade e a democracia na arte, na filosofia e nos espaços públicos de atuação. Este segundo encontro será com Manú da Cuíca e o Pastor Henrique Vieira. No primeiro, que aconteceu em 07 de julho, o grupo trouxe, para o mesmo encontro virtual, Leonardo Boff, escritor e teólogo da teologia da libertação.

A realização do evento é da Frente de Diversidade Religiosa da Paraíba, juntamente com o Vereador Marcos Henriques e o Grupo Videlicet da UFPB. A ação conta com apoio do: PSOL-PB, PT-PB e Deputada Estadual Estela Bezerra.

Manuela Oiticica, conhecida como Manú da Cuíca, é compositora e vencedora dos dois últimos sambas da Mangueira. Em 2019 com o samba “História para Ninar Gente Grande” falou das Marias, Mahins, Marielles, Malês, e em 2020 o samba “A Verdade Vos Fará Livre” contou a história de um Cristo brasileiro, pai, carpinteiro, desempregado, de mãe Maria das Dores Brasil. “Favela, pega a visão. Não tem futuro sem partilha. Nem Messias de arma na mão” - trecho do samba enredo.

O Pastor Henrique Vieira é militante dos Direitos Humanos, teólogo, colunista do Mídia Ninja, ator e poeta. Cientista social e historiador, ele tem dedicado sua vida na pregação de um amor que revoluciona. No filme Marighella, interpretou um frei dominicano. No teatro, atuou na adaptação de texto do seu livro "Amor como revolução", e no desfile na Mangueira interpretou o Jesus Negro.

O objetivo principal da Frente é promover a discussão sobre laicidade do estado e a diversidade religiosa: “Estamos na luta pela democracia, na luta, por um Brasil mais justo, para todas e todos. Entendemos que esse é o caminho, o caminho da pluralidade, o caminho da adversidade, o caminho do respeito e do amor ao próximo. Essa tem sido a temática dos nossos encontros. A importância da diversidade e como as religiões podem contribuir para um Brasil mais justo, mais democrático”, conta Antônio Sorage, membro da organização.

A Frente de Diversidade Religiosa da Paraíba nasceu na UFPB, no curso de Ciências das Religiões. Os encontros virtuais têm sido uma maneira do grupo debater pautas atuais e trazer personalidades importantes para o campo da diversidade religiosa e democrática: “A logística de trazer esse pessoal in loco não seria simples. Na verdade, a agenda de Leonardo Boff é muito cheia, a de Henrique Vieira também. Então, esses encontros virtuais têm fortalecido o nosso grupo e tem nos aproximado de lideranças religiosas com agendas difíceis e custo operacional também”.

O encontro acontecerá através da Plataforma Zoom. O link para inscrição está na Bio de 
IG: @diversidade_religiosa_pb
 

Edição: Maria Franco