Paraíba

ANTIDEMOCRÁTICO

Reitor veta homologação da eleição para representantes técnicos administrativos no Conselho Universitário da UFPB

Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba lança nota de repúdio e acusa ato de golpe

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto Reprodução

O atual Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, resolveu vetar a homologação da eleição para representantes técnicos administrativos no Conselho Universitário da UFPB (Consuni).

No último dia 31 de outubro, encerrando uma espera de seis meses, o processo de homologação das eleições para a representação técnico-administrativa no Consuni foi oficializado após uma espera de seis meses.

Com 22 votos a 1 pelo Conselho em sua última reunião ordinária, apenas o relator indicado pelo Reitor, Prof. José Roberto (Diretor do CCEN), havia votado contra o reconhecimento do resultado do processo eleitoral.

::COLUNA | NOTAS SINDICAIS | Homologação das eleições para representação Técnico-Administrativa no Consuni da UFPB é confirmada após intenso debate

O parecer levantava supostas falhas e questionamentos após a divulgação dos resultados. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintesp-PB) o procedimento eleitoral havia transcorrido sem contestações.

Na última segunda-feira (6) o Reitor resolveu vetar a decisão praticamente unânime do Consuni de homologar a eleição para escolha dos oito representantes técnico-administrativos. 

“Este último golpe de Valdiney Gouveia na democracia universitária não é à toa. Os últimos reitorados têm deliberadamente evitado realizar as eleições para recompor a bancada de representação dos servidores técnico-administrativos em Educação (TAE), e o golpista que ocupa de forma ilegítima a cadeira de Reitor desde 2020 não quer que estes oito assentos a que temos direito sejam ocupados. Ainda mais porque a ampliação da representação dos TAE para oito cadeiras no Consuni implica a ocupação de mais duas cadeiras pelos estudantes, que hoje só têm seis representantes. Isto porque desde 2016 a postura dos TAE nos espaços institucionais da UFPB tem sido de luta e resistência a este modelo truculento de gestão universitária, do qual o REI-torado de Valdiney Gouveia é a expressão mais radical e transparente”, enfatiza, em nota, o Sintesp.
 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves