Paraíba

ANTIDEMOCRÁTICO

UFPB firma acordo com o país Belarus, considerado uma ditadura

Doze estudantes universitários de Belarus estão sendo julgados, essa semana, por manifestações contra governo

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
A UFPB Somo Nós critica parceria com país Belarus, que tem regime ditatorial. - Reprodução

A Universidade Federal da Paraíba anunciou que firmou parceria com a Universidade Estatal da Belarus (BSU), acusada de reprimir seus docentes e alunos. A parceria tem validade de cinco anos e prevê intercâmbio entre pesquisadores e alunos, pesquisas em conjunto, além de orientação de pós-graduandos.

A contradição fica por conta de nesta semana, 12 estudantes universitários de Belarus serem julgados por participarem de manifestações contra o presidente Aleksandr Lukachenko, a quem os estudantes acusam de ser um ditador.

“Um marco no desenvolvimento educacional na região, atraindo alunos e pesquisadores de toda a Ásia. A experiência internacional para um pesquisador, ou para um aluno, é simplesmente inovadora em termos de padrões intelectuais, culturais e sociais”, afirma a professora Leila Bijo, uma das coordenadoras de Internacionalização de Educação Superior.

O movimento estudantil da UFPB, intitulado UFPB Somos Nós, se posicionou nas redes sociais dizendo que é "inadimissível manter convênios com instituição que repreende atos democráticos", isso porque a ditatura da Belarus já fez mais de 30 mil detenções desde que começaram os protestos pedindo a renúncia de Aleksandr Lukachenko e eleições livres, em agosto do ano passado.

Nesta segunda (21), em comunicado conjunto, União Europeia, Reino Unido e Canadá afirmaram que: “Estamos unidos em nossa profunda preocupação em relação aos ataques contínuos do regime de Lukashenko aos direitos humanos, às liberdades fundamentais e ao direito internacional”, afirmaram países em relação à perseguição provocada pelo presidente de Belarus, a um total de 501 presos políticos, 1350 alunos e 270 professores universitários.

Confira a nota na íntegra da UFPB Somo Nós:

INADMISSÍVEL MANTER CONVÊNIOS COM INSTITUIÇÃO QUE REPREENDE ATOS DEMOCRÁTICOS

Essa parceria é benéfica para quem? O interventor e sua gestão não eleita pela comunidade universitária não defende princípios democráticos pois foi por meio da desconsideração desses que chegaram ao poder, e agora mantém parceria com instituição repressiva de país ditatorial.

UFPB é a única Universidade brasileira a manter parceria com a instituição onde ao menos 19 alunos foram expulsos e 17 docentes demitidos por motivos políticos, segundo representante da Embaixada Popular da Belarus no Brasil.

#ForaValdiney #DemocraciaSIM

 

Edição: Heloisa de Sousa