Paraíba

Coluna

Homologação das eleições para representação Técnico-Administrativa no Consuni da UFPB é confirmada após intenso debate

Imagem de perfil do Colunistaesd
Reprodução - Foto Reprodução
O parecer do relator foi derrotado por uma ampla margem de 22 votos contra apenas 01 do relator

No último dia 31 de outubro, encerrando uma espera de seis meses, o processo de homologação das eleições para a representação técnico-administrativa no Consuni (Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba) finalmente foi oficializado.

Este momento crucial estava ameaçado devido a um parecer desfavorável do relator, que levantou supostas falhas e questionamentos após a divulgação dos resultados. Vale ressaltar que o procedimento eleitoral, desde as candidaturas das chapas até o sistema de votação, havia transcorrido sem contestações.


Conselheiros eleitos: Conselheiros do CONSUNI | Foto Reprodução

Entretanto, após um intenso debate, os questionamentos foram superados, e o parecer do relator foi derrotado por uma ampla margem de votos, com 22 conselheiros votando a favor da homologação e apenas o relator votando contra seu próprio parecer.

A vitória foi possível graças ao apoio da categoria à bancada eleita, à qualidade da argumentação dos representantes e ao respeito que o movimento desfruta entre os diversos conselheiros.

Durante a última sessão ordinária do Conselho Universitário, o Coordenador Geral em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da UFPB (Sintespb) e Conselheiro Ednaldo Alves fez a leitura do parecer jurídico elaborado pelo advogado do Sindicato, Dr. Ivamberto Carvalho, após ouvir o longo parecer do relator Prof.º José Roberto, diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Vários conselheiros se inscreveram para defender a homologação do processo eleitoral, incluindo a presidente da Comissão Eleitoral, a reitora eleita, a vice-reitora eleita, o decano do Conselho, a vice-diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), e o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A bancada discente também votou em peso a favor da homologação, enquanto os representantes da Reitoria optaram por se abster.

Vale destacar que não havia eleições para a bancada técnico-administrativa no Conselho Universitário da UFPB desde 2016, deixando a categoria sem representação durante todos esses anos. Agora, a bancada será recomposta com oito membros, garantindo que a voz da categoria seja ouvida neste importante órgão.

A posse dos novos conselheiros está prevista para o dia 16 de novembro, durante a próxima reunião ordinária do Consuni. Este resultado representa uma vitória significativa para a categoria técnico-administrativa da UFPB e marca um passo importante na representação e participação na universidade.

Confira abaixo os conselheiros eleitos:

CHAPA 1
- Titular: Maria de Lourdes Teixeira da Silva
- Suplente: Anderson Bezerra do Rêgo

CHAPA 2
- Titular: Willians Gonçalves Silva
- Suplente: Edilson Targino de Melo Filho

CHAPA 3
- Titular: Andreia Maria de Oliveira Machado
- Suplente: Richelita do Rosario Brito Casali

CHAPA 4
- Titular: Ednaldo Alves Costa
- Suplente: José Valdevino Neto

CHAPA 5
- Titular: André Luiz Queiroga Reis
- Suplente: Wellington da Silva Lyra

CHAPA 6
- Titular: José Rômulo Batista Xavier
- Suplente: Priscilla Scavuzzi Vila Nova Durant

CHAPA 7
- Titular: Clodoaldo Gomes de Oliveira
- Suplente: Rafaella Camilla Meira Prado de Brito

CHAPA 8
- Titular: Luzinete do Nascimento Ferreira
- Suplente: Vandivel Galdino Bezerra Filho

Viva a categoria técnico-administrativa da UFPB!


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves