Paraíba

LITERATURA FEMININA

Biblioteca Pública Juarez da Gama inaugura espaço dedicado às obras escritas por mulheres

Inauguração da 'Coleção Mulherio das Letras' ocorre nesta quinta-feira (13), às 18h, na biblioteca do Espaço Cultural

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Coleção Mulherio das Letras contará com livros de autoras femininas de todo o estado da Paraíba - Divulgação - Funesc

Nesta quinta-feira (13), às 18h, acontece a inauguração da Coleção Mulherio das Letras na Biblioteca Juarez da Gama Batista, que fica localizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em Tambauzinho (JP). A biblioteca agora terá um espaço reservado para produções de autoria feminina, ou seja, escritas por mulheres. O Mulherio das Letras é um Coletivo Feminista Literário, movimento político de mulheres que atuam através da escrita e apoiam mulheres que escrevem. O espaço para a Coleção Mulherio das Letras tem o apoio da Funesc, Editora Sanhauá e da plataforma de gestão pública, CBA ITYHY. 

"Os espaços na literatura brasileira sempre foram maioritariamente masculinos. E não é que as mulheres escrevam menos que os homens, mas as oportunidades oferecidas são desiguais. O espaço aberto numa biblioteca pública que tem muita visibilidade na cidade de João Pessoa é muito importante para chamar atenção das pessoas para a literatura de autoria feminina", afirmou Marineuma Oliveira, poeta e integrante do Coletivo Mulherio das Letras.


Durante o evento, acontecerá apresentações musicais, sarau e café literário / Divulgação

O evento de inauguração do espaço contará também com um sarau, café literário e música paraibana feita por mulheres. A apresentação ficará por conta da escritora e também uma das idealizadoras do Coletivo Mulherio das Letras, Maria Valéria Rezende. 

"No sarau poético, iniciaremos com a leitura de um cordel da poeta Annecy Venâncio. Na sequência, será a participação musical da cantora Mariana Bulhões. Após isso, o microfone estará aberto para as poetas que quiserem ler poemas. Encerraremos, com um café literário", explica Marineuma. 

SOBRE AS DOAÇÕES DE LIVROS

O espaço na biblioteca já está recebendo as obras de autoria feminina. As pessoas que se interessam e queiram doar suas obras para ficarem disponíveis na coleção, devem procurar o coletivo ou entregar na biblioteca. O incentivo é para que a literatura produzida por mulheres ganhe cada vez mais espaço e visibilidade. 

"Toda e qualquer pessoa, mesmo não sendo participante do Coletivo Mulherio das Letras, pode doar livros. A exigência é que o livro seja literário e de autoria feminina. As doações devem acontecer no horário comercial de funcionamento da biblioteca, também durante o evento, na quinta-feira (13), estaremos recebendo as doações", disse Marineuma Oliveira.
 


Coleção Mulherio das Letras contará com livros de autoras femininas de todo o estado da Paraíba / Divulgação

A Biblioteca Juarez da Gama funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h (sem intervalo). Nos sábados das 8h às 17h, e aos domingos das 8h às 13h. Para mais informações sobre as doações, entre em contato através do email [email protected] ou pelo telefone (83) 3255-8709. Também pode entrar em contato com o Coletivo Mulherio das Letras através das redes sociais

Edição: Cida Alves