Paraíba

LITERATURA FEMININA

Clareanna Santana lança seu mais novo livro de poemas eróticos neste sábado(15), na Capital

Lançamento acontece às 20h dentro da programação do 'Projeto Viva Usina', na Usina Cultural Energisa

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Poetisa Clareanna Santana lança livro neste sábado (15) em João Pessoa - Divulgação - Viva Usina

O Evento Literário do Viva Usina acontece neste sábado (15), às 20h, onde acontece o lançamento do livro da escritora Clareanna Santana. Rebento é um livro que reúne 69 poemas de traços marcantes e ritmados. O lançamento contará com um bate-papo com a autora, Clareanna Santana, com a poetisa Jennifer Trajano e a professora doutora em literatura feminina, Ana Patrícia Frederico. Logo após, um sarau de leitura, apresentação musical com a cantora Cida Aves e performance com palco aberto.

O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.

SOBRE CLAREANNA

A autora Clareanna Santana é poeta baiana radicada na Paraíba. Também é bacharel e licenciada em Ciências Sociais e mestra em Antropologia, pela Universidade Federal de Pernambuco. O nome de Clareanna ressoa na cena da literatura feminina contemporânea. Mas a sua trajetória não começou hoje. Há outros trabalhos da autora que vão desde publicações de fanzines, e-zines, revistas literárias, coletâneas e antologias poéticas, somando-se quase 15 anos de atuação. Seu último livro de poesias, chamado Artéria, foi lançado em 2022. Além da produção dos seus textos, na maioria das vezes, a autora é quem faz sua própria edição, ilustração e demais etapas editoriais.

'REBENTO' E A POESIA ERÓTICA

Rebento é o seu mais novo lançamento, com textos mais ousados e simbólicos. Clareanna afirma que a força desse livro é ter uma mulher que faça poesia, e poesias eróticas, é romper barreiras ainda existentes dentro de um universo artístico ainda dominado pelo masculino.

“É cansativo dizer, mas tudo é muito mais questionável para a mulher. Há pouco tempo atrás a poesia feita por mulheres era desqualificada. Inclusive o termo "poetisa" carrega historicamente esse tom pejorativo (...). Queremos ser lidas e reconhecidas pela palavra e não por intenções alheias a isso”, ressalta Clareanna.

A escritora ainda pontua que Rebento é um diálogo do erotismo com os temas que os poemas trazem.

"Posso dizer que ele promete quebrar alguns preconceitos em relação à literatura erótica, mostrando que se pode fazer algumas reflexões através dessa temática. De toda maneira, Rebento nos convida a despertar esse erotismo sutil", esclarece a poetisa. 

PROJETO VISA USINA

O projeto VIVA USINA 2023 é uma iniciativa 100% paraibana que aparece para celebrar os talentos do estado através de ocupações ao longo de quatro meses. De julho a novembro, a Usina Energisa, que completa 20 anos em 2023, apresentará atrações gratuitas toda semana, de sexta a domingo, através das artes visuais e cênicas, música e gastronomia, cultura em suas mais diversas manifestações. Para conferir toda a programação que segue ainda até dia 30, acesse o site

 

Edição: Cida Alves