Paraíba

LITERATURA

João Pessoa sedia 5º Encontro do Mulherio das Letras

Evento acontece de 25 a 27 de novembro com oficinas, rodas de conversa, lançamento de livros e apresentações culturais

Brasil de Fato | João Pessoa - PB | 24de Novembro de 2022 às 14h25 |
Evento tem objetivo de divulgar e apoiar mulheres escritoras e artistas - Divulgação

O 5º Encontro Nacional do Mulherio das Letras ocorrerá de 25 a 27 de novembro ,em João Pessoa, na Usina Cultural Energisa. O Mulherio das Letras surgiu em 2017 idealizado pela escritora paraibana Maria Valéria Rezende, que esse ano recebe uma homenagem do evento como pioneira desse movimento. “A primeira edição foi há cinco anos, em 2017, ideia de nossa querida Maria Valeria e teve como homenageada a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis”, conta Marineuma Oliveira, uma das organizadoras do evento. 

Esse será o primeiro encontro pós pandemia e João Pessoa foi escolhida justamente para esse recomeço de atividades por ter sido a primeira sede e berço da criação do movimento. “A comissão organizadora segue com as melhores expectativas possíveis, sobretudo, a de que um número semelhante, e/ou ainda maior do que as 500 participantes do 1º encontro, possam juntar-se a nós nesse momento celebrativo do 5º aniversário do evento”, explica Marineuma.

RESISTÊNCIA
Marineuma Oliveira além de organizadora é também escritora, ela pontua que o evento é de grande importância por ser referencial de apoio e resistência para as mulheres que escrevem. “Todas nós mulheres, das que já escrevem e publicam às que ainda segue em seu processo desafiador -  como é o processo de  autorreconhecimento como autoras que podem, sabem e devem escrever e publicar -  esse evento representa um abraço acolhedor a todas nós que, a partir da criação do Mulherio das Letras, passaram a ter um referencial de apoio, motivação e resistência, onde podem partilhar de suas angustias e sonhos, às suas potencialidades criativas”, conclui a escritora.

PROGRAMAÇÃO
Na programação estão previstas várias oficinas e rodas de conversa. Também haverá lançamentos de Antologias/Coletâneas e Obras Individuais. “Talvez o maior número de Obras já lançadas, são 89, em um mesmo evento, isso em referência aos quatro encontros já realizados até o presente”, afirma Marineuma.

Manifestações artísticas, como o Pocket Show “Koratã Mborai”: Ju Cassou (artista Guarani); Sarau Poético; Performance Poética; Exposição de Cordéis; Batalha de Slam; Contação de Histórias; Ação Fotográfica; serão realizados durantes os três dias de evento.  
Será apresentada a exposição do Documentário “Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo” que tem direção e roteiro de Laís Chaffe e homenageia a Escritora Maria Valéria Rezende. Estão previstos ainda a Feira de Livros das Autoras e a Feirinha Criativa, com trabalhos expressivos de mulheres artesãs, além de outras atividades. 

Para mais informações e programação detalhada, acesse o link das redes sociais

 

Edição: Maria Franco