Paraíba

Respeito à vida

Artigo | À Cuba socialista meu respeito, admiração, solidariedade e muito carinho

A solidariedade disseminada e ensinada em Cuba foi decisiva na vitória sobre a Covid-19

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Cuba vence Covid-19 - Reprodução

Cuba venceu mais uma. 


Dessa vez o Novo Coronavírus. Um inimigo invisível que parou o mundo.
O que fez a Ilha de Cuba, economicamente empobrecida pelo criminoso bloqueio estadunidense para domar o Novo Coronavírus e a Covid 19, com tamanha eficiência?
Respondo. A organização socialista de sua sociedade.

O que é a organização socialista da sociedade?

Se trata de uma sociedade organizada sob os princípios da solidariedade, da participação e respeito ao coletivo; e forte disciplina consciente socialista.  

A solidariedade cubana pode ser traduzido em amor. Amor ao próximo, amor desmedido pela humanidade. Amor sem fronteiras. Um amor que se dedica a libertar. A combater a injustiça e a opressão.

Compartilham o que tem, não o que lhes sobra.

O que é permitido se ter em grandes quantidades em Cuba é solidariedade, é amor ao próximo. Esse bem inestimável que falta a humanidade eles têm e sabem utilizar.

Este valor da solidariedade disseminado e ensinado em Cuba como algo tão importante como o ar que se respira foi decisivo na vitória sobre a Covid19. 

Mas essa solidariedade só se realiza na prática, só se concretiza, só se torna uma força material se houver organicidade que permita ela fluir, mover as pessoas. 

O que chamamos de consciência solidária socialista cubana é a força motriz que move sua população a se organizar, a participar das decisões que dizem respeito as suas vidas no bairro em que reside ou na empresa que trabalha; na universidade que estuda, na religião que pratica ou no movimento político em que atua. 

Onde viver um cubano ou uma cubana está uma pessoa organizada em instâncias coletivas, com voz e poder de decisão. Das situações mais simples, mais cotidianas, às questões mais complexas e em nível de Estado essa participação se faz presente. As opiniões, os posicionamentos de cada um e cada uma da sociedade estará em discussão.

Em consequência dessa participação ativa, firme consciente nesses diversos níveis de organização da sociedade, se edificou enorme respeito às decisões e definições de todas as organizações e instituições do país.

Quanto mais organizada e mais eficiente, mais respeito essas instâncias e instituições adquirem perante a sociedade. Nasce assim, a disciplina revolucionária, socialista, consciente do povo cubano.

O sistema de saúde cubano, especialmente, é um exemplo exitoso dessa organização extraordinária da Ilha de Fidel. Respeitado, participativo, resoluto, eficiente. Público e universal.

Diante da Pandemia, mobilizaram médicos, cientista, enfermeiros, profissionais de saúde em geral; mas também estudantes de medicina, de enfermagem e com os trabalhadores sociais, rastrearam o vírus, a partir de cada indivíduo contaminado e assim, puderam monitorar sua propagação e controlá-lo. 

Para um país responsável pelo controle do Ebola na África e acostumado a enfrentar ataques periódicos da contrarrevolução, do terrorismo econômico imposto pelo império estadunidense, dia e noite. Acostumado a uma campanha internacional, diuturna, de difamação e mentiras contra sua opção socialista, verdadeira democrática, participativa, domar o Novo Coronavírus foi apenas mais uma façanha.

Só permitida por sua condição orgânica socialista.

Em cuba se respeita a vida e se busca vive-la com saúde, dignidade, consciência crítica e capacidade criativa para enfrentar os enormes desafios.

Em Cuba faleceram nessa pandemia 86 pessoas. Todos choraram pelos seus mortos. É muito forte para o país perder alguém. 

Em Cuba, vidas importam. Muito. As dos cubanos e de cada habitante da Terra.

 

*Professor do Departamento de História - CCHLA/UFPB. Pesquisador Visitante no INSA - Instituto Nacional do Semiárido.
       
  

Edição: Heloisa de Sousa