Paraíba

Respeito à vida

Dia Mundial de Saúde é marcado por reconhecimento ao SUS em JP e Campina Grande

Atos simbólicos foram realizados por movimentos sociais populares e Rede de Médicas e Médicos Populares de Saúde

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Ato simbólico do Dia Mundial da Saúde, na Praça Três Poderes, em João Pessoa (PB) - Reprodução

Esta quarta (07) é o Dia Mundial da Saúde. No mundo inteiro a saúde é lembrada. Nesse momento de pandemia, este dia para além de lembrado, torna-se prioridade na vida de todas as pessoas. Por isso, houve atos simbólicos em reconhecimento à importância do Sistema Único de Saúde, nas cidades de João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB), e à relevância das atividades dos profissionais da área.

Vários movimentos sociais, como o Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), o Levante Popular da Juventude e a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares de Saúde se reuniram, em João Pessoa, na Praça dos Três Poderes, nesta quarta (07), por volta das 11 horas e também realizaram entregas de banners aos profissionais de saúde, além de afixação de faixas em defesa do SUS em equipamentos de saúde.


Felipe Proenço, médico e representante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares de Saúde e Francisca Alves, Agente Popular de Saúde e do MST / Abraão Moura

“É o sistema único de saúde que vem dando as respostas necessárias para a população brasileira, seja na atenção básica, seja nos hospitais. Estamos vivendo uma questão inédita, o Brasil que sempre foi referência mundial na vacinação, agora tem um ritmo lento de vacinação. O Governo Federal não se interessou e não comprou as vacinas necessárias. Exatamente por essa omissão, essa falta de coordenação do Governo Federal com relação às vacinas, que essa campanha traz  o Fora Bolsonaro e o Genocídio, exatamente para marcar a questão da saúde e reforçar o papel que agentes populares de saúde vêm tendo junto a várias comunidades, discutindo as ações necessárias de saúde e fazendo diálogo para o enfrentamento à Covid”, explicou Felipe Proenço, representante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares de Saúde.

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares de Saúde, juntamente com o MST criaram um projeto chamado Agentes Populares de Saúde, que existe dando formação a lideranças em comunidades e acompanhando esses locais com informações e assistência relacionadas à saúde.


Francisca Nunes, Agente Popular de Saúde e do MST / Abraão Moura

“Como Agente Popular de Saúde, estamos reconhecendo a importância desse projeto para a conscientização de nosso povo em relação à Covid. Agora estamos aqui, reconhecendo a importância de todos os profissionais de saúde nesse enfrentamento à pandemia: merendeiras, maqueiros, médicos, enfermeiras, todos”, disse Francisca Nunes, do MST da Paraíba.


Entrega de banner ao Secretário de Saúde do Governo da Paraíba, Geraldo Medeiros / Reprodução


John Jerônimo, do MTD / Abraão Moura

“Hoje no meio de uma das maiores crises sanitárias do país, o povo ainda consegue responder a uma necessidade que o Estado muitas vezes não consegue dá conta. Então parabenizamos os agentes populares de saúde e a todos os profissionais de saúde do SUS”, declarou John Jerônimo, do MTD.

O Dia Mundial da Saúde foi marcado em 2021 por ações internacionais dos movimentos sindicais e populares em defesa da saúde pública e da vacinação para todas as pessoas, com a quebra de patentes e controle do poder das transnacionais da indústria farmacêutica.

No Brasil, ocorre o período mais grave da pandemia, marcado por adoecimento e morte em massa. Por isso, as ações denunciam o genocídio do povo brasileiro e a incapacidade de Bolsonaro liderar o país no caminho de superar a pandemia, evitar mortes, salvar vidas e recuperar a economia.

“Defender a ciência, defender o SUS, defender o auxílio emergencial de 600 reais é fundamental para que possamos enfrentar essa crise. Para isso, precisamos derrotar dois vírus: a Covid-19 e o governo Jair Bolsonaro”, defendeu Ciro Caleb, do Levante Popular da Juventude.


Entrega de banner ao Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa (PB) / Reprodução

Também houve doação de salada de frutas no Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, com frutas agroecológicas do MST, além de afixação de faixas e entrega de banners em hospitais e em equipamentos de saúde, em reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde que tem desempenhado um papel fundamental no combate à Covid-19.


Doação de saladas de frutas, pelo MST, no Hemocentro de João Pessoa / Reprodução

Em Campinha Grande, também foram feitas ações simbólicas de afixação de faixas e entrega de banners em hospitais.


Em frente a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande / Reprodução


Entrega de banner em reconhecimento ao trabalho do SAMU em Campina Grande (PB) / Reprodução


Hospital Dom Pedro I, em Campina Grande / Reprodução

Edição: Heloisa de Sousa