Paraíba

LITERATURA

Projeto ´Escritas nas Estrelas´ homenageia mulheres da cena literária paraibana

14 mulheres compõem a programação, que une mulheres do passado e mulheres contemporâneas; Evento ocorre nesta terça (26)

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Maria Brasil vai participar do projeto "Escritas nas Estrelas". - Foto: Arquivo pessoal.

Nesta terça-feira (26), a Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza o projeto Escritas nas Estrelas. A programação faz parte das atividades do Mês da Mulher e terá exposições de mulheres escritoras e apresentação da cantora paraibana Renata Arruda.  O projeto será lançado amanhã e ocorre das 8h30 às 13h, no hall da FCJA, localizado na orla da Praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

A iniciativa surgiu a partir do projeto de pesquisa da tese de doutorado Tecendo fios de liberdade: escritoras e professoras da Paraíba do começo do século 20, defendida pela psicóloga clínica Ana Coutinho, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisadora voluntária da Fundação Casa de José Américo. 

“Tivemos a ideia, além de divulgarmos alguns nomes que foram retirados da tese, incluir algumas autoras da contemporaneidade”, conta Ana Coutinho. De acordo com a pesquisadora, o intuito é destacar, divulgar, socializar, ao máximo, as mulheres da Paraíba que escrevem, sejam poemas, romances, crônicas, traduções, entre outros.


Card do evento. / Foto: Divulgação.

O projeto traz a exposição de imagens e 14 perfis de mulheres paraibanas, sendo sete mulheres do passado que fizeram parte da cena literária paraibana, mas que ainda, mesmo falecidas, continuam invisibilizadas, e sete mulheres contemporâneas. Dessas últimas, Maria Brasil compõe a exposição. “Quanto a ser reconhecida como escritora, respeito a classificação, mas descobri que sou ´escrevedeira´, assim como sou bordadeira, costureira, cozinheira, loiceira... Estou no clube do conto. Isto me faz ter a coragem e ousadia de ser uma ´escrevedeira´ de alma dada com as escritoras e escritores”, afirma Maria. 

No evento, Maria Brasil também vai ler um poema chamado “Amigas”, de autoria da sua filha Paula Adissi, militante dos movimentos sociais e jornalista, que faleceu em dezembro de 2019. Para Maria, esse poema “representa a amizade, a força que, como mulher, podemos ter quando podemos contar com a outra”. 

As mulheres do passado que fazem parte da programação são: Analice Caldas (educadora, jornalista e escritora), Dôra Limeira (professora e escritora), Eudésia Vieira (professora, jornalista, poetisa e médica), Lylia Guedes (advogada, poetisa e educadora), Maria Ignez Mariz (pedagoga e escritora), Maria José Limeira (jornalista e escritora) e Olivina Olívia (professora, poetisa e escritora). Anna Alice de Almeida também será homenageada.

As mulheres contemporâneas deste lançamento da exposição são Ana Adelaide (professora, cronista e escritora), Ana Lia Almeida (professora e advogada), Maria Brasil (poeta e escritora), Neide Medeiros Santos (professora, crítica literária e escritora), Sandra Raquew Azevêdo (jornalista, professora, escritora e cronista), Valéria Rezende (escritora) e Vitória Lima (professora, poeta e cronista). 

“Este é um projeto da inclusão e da diversidade e, portanto, todas as mulheres que escrevem na Paraíba terão seus nomes incluídos”, explica Ana Coutinho. Ela conta que o objetivo é incluir outros nomes e que o projeto está aberto para receber nomes de novas autores, do passado ou/e da atualidade. “Fazemos questão de socializarmos toda a mulher que escreve e que publica seus textos na Paraíba. Queremos estimular para que novas autoras apareçam, que as mulheres possam, cada vez mais, publicar na Paraíba”, acrescenta. 


A pesquisadora Ana Coutinho é autora da tese de doutorado "Tecendo fios de liberdade : escritoras e professoras da Paraíba do começo do século XX". / Foto: Arquivo pessoal.

O projeto Escritas nas Estrelas pretende criar um site e um perfil na rede social Instagram, para divulgação das escritoras. Segundo Ana Coutinho, cada escritora terá no site e na rede social uma minibiografia e os títulos dos seus livros publicados. 

“Esse projeto está sendo desenvolvido na Fundação Casa de José Américo, mas que tem a intenção de ser um projeto do mundo, que as mulheres da Paraíba possam ter seus nomes divulgados, valorizados. É um reconhecimento para toda mulher que escreve e publica e um estímulo para que novas autoras possam surgir no nosso estado”, infere Ana Coutinho. 

*Com informações da Ascom do Governo da Paraíba

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira