Pernambuco

LITERATURA

Livro explora o mundo das lendas do Velho Chico e valoriza cultura popular

História se passa no Sertão pernambucano e busca criar novas referências para as crianças da região

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Bruno passou a utilizar a rede social Tik Tok como ferramenta didática e vídeos repercutiram com histórias e lendas do Velho Chico - Divulgação


E se as crianças do interior de Pernambuco pudessem ler um livro de fantasia e mistério em que pudessem identificar lugares e histórias familiares de toda uma vida? Essa pergunta motivou um jovem professor de Petrolina, no Sertão pernambucano, a escrever o livro “O clã do Velho Chico: O Despertar da Serpente”, que explora o mundo das lendas do Velho Chico e vai desde Petrolina até Triunfo, Caruaru e Olinda. A iniciativa é do professor Bruno Alexandre, licenciado em química, que já ensinou para crianças e hoje ministra aula de ciências para adolescentes. 

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Tudo começou quando Bruno passou a utilizar a rede social Tik Tok como ferramenta didática para divulgar vídeos de química. Na plataforma, o jovem também produzia outros tipos de vídeo. Em um desses, contou a primeira lenda na rede, a mais famosa de Petrolina: a da serpente que fica na Ilha do Fogo, no Rio São Francisco. Segundo a lenda, embaixo da ilha há uma cobra gigante presa por apenas três fios de cabelo de Nossa Senhora, dois deles que já haviam sido soltos. Bruno nem imaginava a repercussão que as histórias tomariam. 

“Quando eu contei essa e todo mundo gostou, comecei a perceber que as crianças sempre pediam mais. Meu público ficou ainda mais infantojuvenil”, conta o professor, que passou a contar lendas de todo o nordeste enviadas pelo público. O primeiro vídeo hoje passa de 1 milhão de visualizações. Após a repercussão, o jovem decidiu escrever um livro que explorasse a lenda contada, respondendo a uma pergunta que toda criança tinha quando ouvia a história: e se a serpente se soltasse? O que aconteceria? 

Bruno conta que, quando criança, sempre teve essa curiosidade, e pensou que escrever um livro nesse ambiente poderia criar novas referências para as crianças da região, que poderiam se ver no livro, inclusive costumes e modo de falar. O professor enfatiza que as referências atuais são muito distantes, e cita a famosa saga Harry Potter como exemplo. "Harry Potter é muito legal, mas se passa em Londres, uma realidade muito distante da minha. Provavelmente uma criança que mora lá quando lê, pega referências. Eu queria fazer a mesma coisa aqui”.

O livro é centrado em uma família de Petrolina que busca se salvar da serpente, que se solta. Eles enfrentam monstros e segredos guardados há anos para salvar as pessoas que amam. Além do mistério e magia, o livro aborda questões do cotidiano com uma pitada de ancestralidade. O professor continua divulgando mais lendas na rede social (@omundoporbruno) e espera que com isso, a região possa ser cada vez mais reconhecida pela cultura que tem. 

Edição: Vanessa Gonzaga