Paraíba

LIGAS CAMPONESAS

Deputada Estadual Cida Ramos (PT) convida para o lançamento do documentário "Elizabeth" no Plenário da Assembleia 

Obra retrata a trajetória da líder camponesa Elizabeth Teixeira; evento será nesta terça-feira (12), às 14h30

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Foto: Reprodução

 A Deputada Estadual Cida Ramos (PT) convida a todos para o lançamento do documentário "Elizabeth" no Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (12), às 14h30.

A obra, que retrata a trajetória da líder camponesa Elizabeth Teixeira, integra as comemorações dos sete anos do observatório De Olho nos Ruralistas.

Elizabeth Teixeira, aos 98 anos, foi uma das líderes das Ligas Camponesas na Paraíba e ganhou destaque como protagonista do clássico filme "Cabra Marcado para Morrer", dirigido por Eduardo Coutinho, em 1984. O documentário "Elizabeth" mergulha na vida dessa figura emblemática, cujo legado transcende gerações.

O diretor do observatório, Alceu Luís Castilho, destaca a importância de Elizabeth como símbolo da luta camponesa no Brasil. "Aos 98 anos, ela ainda tem muito o que nos ensinar, e mais pessoas precisam conhecer sua história e seu legado", ressalta Castilho.


Arquivo Pessoal/MST / Foto: Reprodução

O observatório De Olho nos Ruralistas, dirigido por Alceu Luís Castilho, é reconhecido como uma referência para pesquisadores de diversas áreas. Além do site, que divulga reportagens e relatórios, o observatório mantém um canal no YouTube, com mais de 20 mil seguidores, veiculando programas como "De Olho no Congresso", "De Olho na Resistência" e "De Olho na História".

O lançamento do documentário não apenas celebra a trajetória de Elizabeth Teixeira, mas também destaca o compromisso do observatório em divulgar material audiovisual e dossiês sobre política e questão agrária no Brasil. Em 2023, a série "Os Invasores" foi um trabalho de grande repercussão, revelando a sobreposição de fazendas em terras indígenas por políticos e corporações.

"Elizabeth é um símbolo da luta camponesa no Brasil", reitera o diretor do observatório, Alceu Luís Castilho. Durante o evento, haverá um debate sobre a atividade jornalística do observatório e a importância de registrar as histórias daqueles que lutaram e ainda lutam pelo direito à terra, à produção de alimentos e aos direitos trabalhistas e sociais, como é o legado de Elizabeth.

O filme será exibido como parte das celebrações de sete anos do De Olho nos Ruralistas, um observatório que tem revelado a face oculta do agronegócio no Brasil desde 2016. Denunciando crimes ambientais, invasões de terras, movimentações políticas da bancada ruralista e interesses de grandes corporações, o observatório destaca a resistência dos povos do campo, personificada por figuras como Elizabeth Teixeira.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves