Paraíba

DIREITO TRABALHISTA

Trabalhadores(as) da Coteminas na PB se reúnem com Ministério do Trabalho para cobrar direitos e denunciar abusos da empresa

Mais de 500 funcionários estão sem receber salário há três meses; trabalhadores cobram posicionamento do MTE-PB

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Trabalhadores da COTEMINAS em protesto em frente ao MTE-PB - Ascom Cida Ramos

Na manhã desta segunda-feira (27) movimentos sociais, parlamentares e sindicatos estiveram reunidos junto aos trabalhadores e trabalhadoras do Grupo Coteminas em um ato em frente a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba (Ministério do Trabalho e Emprego), para protestar contra os mais de três meses de salários atrasados. Atualmente, são mais de 500 funcionários (as) sem receber salários há 90 dias e sem previsão para tal. 

"Demissões em massa, descumprimento dos abonos...É esse o presente de Natal que a empresa tem dado aos colaboradores(as)? Isso causa revolta, indignação. Nós estamos nessa luta contra a fome, a favor das famílias desses trabalhadores. Muitos trabalhadores estão com ansiedade, vários problemas psicológicos, e isso tudo é culpa da má administração da COTEMINAS", discursou Alex Mendes, integrante do SindiTextil. 


Também fizeram falas a presidente do SindTêxtil, Jeane de Sousa; o vereador Marcos Henriques (PT), a deputada estadual Cida Ramos (PT) e o presidente da CUT-PB, Tião Santos. Jeane afirmou que os funcionários(as) não estarão sozinhos nessa luta e que é necessário que as autoridades se sensibilizem com a situação dessas centenas de famílias. 

"90 dias que não recebemos salários, estamos passando por sérias dificuldades financeiras e aqui estamos trazendo essa situação para que a sociedade tenha ciência do que está acontecendo com esses trabalhadores(as), com essas famílias. É uma situação de fome, problemas de saúde, os trabalhadores estão apenas querendo o que lhe é de direito: o seus salários!", disse Jeane. 


MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO 

No fim da manhã, os sindicalistas e trabalhadores(as) estiveram reunidos com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE-PB) para obterem um posicionamento do órgão. Jeane explicou ao BDF-PB que foram colocamos todas as dificuldades vivenciadas pelos trabalhadores durante a conversa.

"A resposta que obtivemos é que a empresa ficou de entrar em contato com o senhor Cursino, auditor do MTE, e repassar informações sobre o pagamento dos salários em atraso; o superintendente também deverá tomar providências judiciais com relação a esse descaso da empresa Coteminas para com seus funcionários", afirmou. 

O vice-presidente do SindTêxtil, Gilberto Paulino, pontuou que o MPT-PB e a Justiça do Trabalho serão acionadas novamente esta semana para se pressionar ainda mais uma resolução desse imbróglio. 


Trabalhadores(as) em plenária / Marcos Freitas


SITUAÇÃO CAÓTICA EM VÁRIOS ESTADOS

Os protestos dos trabalhadores(as) paraibanos receberam apoio de outros estados onde a empresa também está funcionando, como o Rio Grande do Norte, onde os empregados também afirmam passarem pela mesma situação. Outros estados como Santa Catarina e Minas Gerais, os funcionários iniciaram seus protestos em fevereiro e março deste ano e com as mesmas queixas: salários atrasados e irregularidades no depósito do FGTS. 

Apesar dos inúmeros protestos, o Grupo Coteminas ainda não decretou falência e os sindicalistas afirmam que é uma das empresas com maior rentabilidade no país. Aqui na Paraíba, os trabalhadores contaram com o apoio do vereador Marcos Henriques (PT) e da deputada estadual Cida Ramos (PT)  que pediram sensibilização e justiça como meios de resolver a situação dos funcionários.

"É preocupante como está a vida desses funcionários, a questão precisa ser resolvida pela empresa o quanto antes, sabemos que é uma empresa que tem um patrimônio riquíssimo e precisa resolver suas questões internas para pagar os que tem mais necessidade no momento, que são os trabalhadores e trabalhadoras”, destaca o vereador. 

"O objetivo desse ato hoje é de sensibilizar as autoridades para a situação inaceitável a que estão sendo submetidos os funcionários/as da COTEMINAS, com salários atrasados, muitos sendo demitidos e sem receber indenização, férias e FGTS. Vamos á luta, pois essa situação tem que ser resolvida! Força SINDTEXTIL! Vocês não estão sozinhos", afirmou a deputada.

SOBRE A COTEMINAS

A Companhia de Tecidos Norte de Minas - COTEMINAS é uma companhia aberta e que opera como holding de empresas têxteis no Brasil e no exterior. Foi fundada em 1967 e sua primeira fábrica de fiação e tecidos que estava localizada em Montes Claros (MG), entrou em operação em 1975. A companhia, hoje grupo, possui várias atividades industriais da Springs Global focada em três segmentos principais: Cama, Mesa e Banho; e Produtos Intermediários. O grupo detém marcas como Artex, MMartan, Casa Moysés, Santista. Possui várias unidades no país: Montes Claros (MG), Blumaneu (SC), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Macaíba (RN), Natal (RN) e unidades nos EUA e Argentina. Aqui no estado da Paraíba a Coteminas opera desde a década de 90, trabalhando principalmente com ativos operacionais da marca Artex.
 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves