Paraíba

FENAFES

Crédito Rural é tema de painel no primeiro dia da Fenafes, em João Pessoa

Gerente Regional falou das linhas de crédito oferecidas pela Caixa Econômica Federal destinadas à agricultura familiar

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Marcelo Vieira - gerente geral de Rede da CAIXA Econômica Federal - Foto: Junot Lacet Filho

Linhas de crédito facilitadas, taxas de juros menores e apoio aos produtores rurais. Esses benefícios foram apresentados pelo gerente geral de Rede da CAIXA Econômica Federal (CEF), Marcelo Vieira Castro, no II Encontro Paraibano de Territórios Rurais, que aconteceu na 2ª edição da Feira Nordestina Familiar e Economia Solidária (Fenafes), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O evento vem reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do poder público, que discutem estratégias para o desenvolvimento rural sustentável na região.

De acordo com o executivo, os produtores rurais da Paraíba têm uma oportunidade de obter mais recursos e apoio para suas atividades. Ele explicou que a Caixa Econômica Federal oferece linhas de crédito facilitadas, taxas de juros menores e assistência técnica para os agricultores familiares e os empreendimentos de economia solidária. 

Marcelo destacou que mais de 80% dos clientes da Caixa Agro são provenientes da Agricultura Familiar e ressaltou a importância de eventos como a Fenafes para disseminar informações a respeito do trabalho desenvolvido pela CAIXA voltado para o fortalecimento das atividades rurais.

“Atualmente estamos trabalhando com linhas de crédito de 3,5% para os trabalhadores rurais enquanto outras instituições bancárias trabalham com linhas de 4,5%”, frisou.

SOBRE A FEIRA

A II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária – Fenafes é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), e do Consórcio Nordeste, através da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF). O evento acontece até o próximo domingo (19), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

A programação da II Fenafes envolve discussões diversas sobre economia criativa e desenvolvimento rural; Assistência Técnica e Extensão Rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados, cooperativismo solidário e protagonismo feminino, além de apresentações culturais com artistas regionais.
 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

Edição: Polyanna Gomes