Paraíba

FENAFES

"Agricultura familiar do Nordeste compreende 50% da agricultura familiar do Brasil", afirma coord. do Consórcio Nordeste

Alexandre Lima é coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste e está na II FENAFES

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Alexandre Lima é coordenador do CTAF-Consórcio Nordeste - Foto: Secom/RN

O coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste (CTAF) e secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, está na Capital Paraibana participando da II Feira Nordestina da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Fenafes), que está ocorrendo no Espaço Cultural, em João Pessoa, Paraíba. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, em colaboração com a Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), em parceria com o Consórcio Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF).

Alexandre falou sobre a importância estratégica da realização da feira na região, e como o evento busca fortalecer o cooperativismo solidário e o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar. Ele ainda ressaltou que a agricultura familiar da região nordestina é compreende 50% da produção do Brasil.

“A Feira Nordestina da Agricultura Familiar é hoje a maior feira da agricultura familiar do Brasil. O Nordeste é a única região do Brasil com essa capacidade de articulação e de integração e é a única região a realizar sua feira da agricultura familiar. Então a Fenafes se reverte numa importância estratégica, porque reúne todos os estados do Nordeste, expressa e visibiliza o potencial da agricultura familiar, é um espaço de formação, é um espaço de mostrar para a sociedade nordestina a força e a pujança desse segmento que é a agricultura familiar, que é a grande responsável pela produção de alimentos. É importante frisar que a agricultura familiar do Nordeste compreende 50% da agricultura familiar do Brasil. Então é aqui no Nordeste que está à maioria dos estabelecimentos da agricultura familiar do Brasil”, explicou Alexandre Lima.

CONSÓRCIO NORDESTE E A AGRICULTURA FAMILIAR

O Consórcio Nordeste, através da sua Câmara Temática de Agricultura Familiar, é o responsável pela realização da Feira Nordestina da Agricultura Familiar, que teve a sua primeira versão ano passado em Natal, no Rio Grande do Norte. Já este ano é João Pessoa que se transforma na capital da Agricultura Familiar do Nordeste. Segundo Alexandre Lima, “os estados nordestinos têm feito um papel estratégico no fortalecimento da agricultura familiar, investindo fortemente nesse segmento, enquanto as políticas públicas do Brasil eram desmontadas, foi aqui na região, foi o Consórcio Nordeste que manteve a chama acesa, investindo fortemente e agora com a retomada do Brasil, com a recriação do MDA, com a volta do governo Lula”.

E complementou: “É o momento de celebrar justamente esse novo momento de fortalecimento da agricultura familiar, onde todas as políticas públicas que até então tinham sido desestruturadas, passam e são retomadas, então a feira também tem esse espaço de celebrar essa integração e essa articulação do consórcio nordeste com o governo Lula, com o ministro Paulo Teixeira, que inclusive vai estar participando da feira junto com a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, que é justamente a gestora que acompanha a Câmara Temática da Agricultura Familiar”, disse o coordenador da CTAF  do Consórcio Nordeste.

:: Feira Nordestina de Agricultura Familiar começa nesta quinta-feira (16), em João Pessoa

PARCERIAS

A Fenafes conta com a colaboração de diversos parceiros na organização e realização do evento, que espera receber estudantes, profissionais de diversas áreas, pesquisadores, agricultores familiares, extensionistas e específicos em geral ao longo dos quatro dias. Durante a feira, serão realizados eventos de formação, palestras, workshops e cursos abordando temas como acesso à terra, sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis, agroecologia, assistência técnica e extensão rural, acesso ao crédito, mudanças climáticas, acesso aos mercados, cooperativismo solidário e protagonismo feminino.

“Além da feira ser um grande espaço de formação, de capacitação, é também um espaço de venda da produção da agricultura familiar, demonstrando o quanto todos os estados nordestes têm feito investimento maciço no processo de verticalização, de agroindustrialização da agricultura familiar. Então quem vier para a feira de uma pessoa vai ver produtos agroindustrializados, produtos processados, produtos com valor agregado a partir do processo de beneficiamento e verticalização da produção, mostrando que para além dos produtos in natura, hoje as cooperativas de agricultura familiar estão organizadas, estão estruturadas para colocar seus produtos em qualquer tipo de mercado, destacou Alexandre Lima”.

Além de promover a agricultura familiar, a Fenafes também se configura como uma oportunidade para valorizar e divulgar a cultura do Nordeste, destacando os conhecimentos e a gastronomia que compõem a identidade da região. Os visitantes terão a chance de degustar pratos típicos na ala de alimentação "Sabores da Terra" e desfrutar de uma programação cultural diversificada, que inclui shows de artistas nordestinos e apresentações diversas ao longo do evento.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Polyanna Gomes