Paraíba

NOVEMBRO NEGRO

Comunidade Caiana dos Crioulos realiza projeto de turismo cultural com foco na promoção e valorização da cultura quilombola na Paraíba

"Vivenciando Caiana" ocorre desde 2016 através de uma vivência focando no turismo de experiências comunitárias

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
O projeto trabalha com o turismo para a valorização da cultura quilombola local - Divulgação - Caiana dos Crioulos

A Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, que fica na localizada na zona rural do município de Alagoa Grande, na Paraíba, vem desenvolvendo um projeto voltado para compartilhar, divulgar e socializar a cultura quilombola local através da organização de base
comunitária que tem por objetivo o Turismo Cultural Quilombola. O projeto "Vivenciando Caiana" acontece há mais de 7 anos e consiste em um dia de vivências e experiências com a comunidade local através de sua cultura, gastronomia e artesanato para divulgar e promover a valorização da história quilombola da Paraíba.

"O projeto trabalha na valorização da cultura Quilombola local, e as formas de vivências e experiência através do turismo étnico, além de ser uma atividade que de certa forma gera renda para a comunidade, é fundamental para quebrar alguns paradigmas e estereótipos que são construídos historicamente a respeito dos quilombos", explica a organização do projeto. 

HISTÓRIA DE CAIANA DOS CRIOULOS

No século XVII,  aconteceu uma rebelião a bordo de um navio que aportou na Baía da Traição (PB) e trouxe consigo um grupo de descendentes diretos de escravos vindos de Mamanguape (PB). Essas pessoas, determinadas a conquistar sua liberdade, estabeleceram-se nas terras que viriam a ser conhecidas como Caiana dos Crioulos. Eles fundaram um quilombo, um refúgio de resistência contra a opressão e um santuário de liberdade.

Em maio de 2005, a Fundação Cultural Palmares reconheceu a importância singular de Caiana dos Crioulos ao designá-la como um dos treze legítimos quilombos brasileiros. Já em 2018, um marco importante veio para consolidar a história da comunidade quando o decreto 9.521/18 homologou a demarcação administrativa do território quilombola, um testemunho do compromisso em preservar e valorizar essa comunidade única.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA oficializou o reconhecimento do território da comunidade estendendo seu legado para as futuras gerações. Caiana dos Crioulos  se tornou um dos patrimônios culturais mais preciosos da Paraíba e do Brasil. Seus habitantes, com mais de noventa por cento de ancestralidade africana, personificam uma história de luta, resistência e preservação de tradições que enriquecem o mosaico cultural do país.
 


Organização de Mulheres de Caiana/ Divulgação - Caiana dos Crioulos

VIVENCIANDO CAIANA

O Vivenciando Caiana surgiu em 2016 e vem desenvolvendo ações que contribuem para a valorização da cultura quilombola local através das vivências e experiências de base comunitária. Atualmente, está a frente do projeto uma comissão organizadora composta por 12 pessoas. Já foram realizadas 16 edições do projeto que conta com apresentações artísticas como o coco de roda, ciranda, contação de histórias resgatando a memória e ancestralidade do local, feita de artesanato e gastronomia local. 

"O turismo rural quilombola é muito importante para geração de renda e valorização da cultura quilombola do estado da Paraíba. Em Caiana dos Crioulos, por exemplo,  nas atividades desenvolvidas pelo Vivenciando Caiana, as famílias da comunidade adquirem um financeiro através das vendas dos alimentos produzidos nos roçados do quilombo, através da culinária, como também a partir dos artesanatos produzidos pelos grupos da comunidade", explica a organização. 

LUTA ANTIRRACISTA

Além de incentivar e desenvolver a geração de renda para a comunidade, o projeto "Vivenciando Caiana" também trabalha na desconstrução do racismo e todo tipo de estereótipos voltado para a população negra e quilombola da Paraíba. 

"É através de rodas de conversas com os visitantes, contação de histórias, tornando com isso um momento rico em aprendizagens com os conhecimentos acerca das relações étnico- raciais. Desta forma cada pessoa que adentra a comunidade por meio deste projeto consegue compreender através da perspectiva étnico – racial e quilombola as lutas do quilombo Caiana dos Crioulos, suas formas de resistência como os quilombos no geral estão organizada", explicam. 


Projeto Vivenciando Caiana recebendo uma turma de alunos do Sesc para um dia de vivência no quilombo. / Divulgação - Caiana dos Crioulos

CAMPANHAS

Durante o mês de novembro, que trabalha a celebração da Consciência Negra, as atividades do projeto se intensificam e são necessários alguns espaços próprios para realização das apresentações culturais e também recepção dos turistas. Pensando nisso, a comunidade vem divulgando uma campanha de arrecadação para construção de um Coreto, espaço para que as cirandeiras possam apresentar suas danças e músicas. 

"Toda vez que íamos nos apresentar para algum evento da comunidade precisávamos montar um espaço com palhas de coco, mas agora queremos ter um local fixo para nossas mostras e apresentações culturais de música e dança, por isso estamos realizando essa campanha para comprar os materiais: brita, cimento, telha, mão de obra... Nossos eventos do dia da Consciência Negra já estão chegando e queremos realizar nesse espaço, nesse coreto", explica Elza Ursulino da comunidade Caiana dos Crioulos. 

Se você tiver interessado em contribuir o pix é 053.371.874-06 (Elza Ursulino do Nascimento)

ou, caso queira marcar um dia de vivência em Caiana, é só se informar através dos contatos: 

Telefone: (83) 9.9128-4205 /email: [email protected]/ redes sociais: @quilombocaiana


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves