Paraíba

NOVEMBRO NEGRO

Governo lança ações do Novembro Negro 2023 para enfrentamento ao racismo e em favor da Igualdade Racial

Artesanato dos Quilombos da Paraíba, Guia de Enfrentamento do Racismo, Festival de Cultura Quilombola, Editais e +

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

O Governo do Estado da Paraíba lançou nesta segunda-feira (20) uma série de ações de promoção de Igualdade Racial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. 

Destinado a gestores e à rede especializada, o Guia de Enfrentamento do Racismo visa contribuir para a redução das violações de direitos relacionados à raça e etnia e será uma referência estratégica na execução de políticas públicas, fornecendo conceitos, normativas e um histórico das políticas étnico-raciais na Paraíba.


Reprodução / Card: Reprodução

Já o Edital do Curso de Capacitação em Educação Antirracista, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e Escola dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba (Espep), terá como objetivo capacitar profissionais da educação para práticas pedagógicas antirracistas nas escolas. 

Artesanato dos Quilombos da Paraíba, Guia de Enfrentamento do Racismo, Festival de Cultura Quilombola, Edital do Curso de Capacitação, Prima nas comunidades quilombolas e +

"A iniciativa também inclui o lançamento do Selo Minha Escola é Antirracista, em parceria com a Semdh, para valorizar escolas comprometidas com a promoção da igualdade racial", disse a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Maria Elizabete de Araújo.

Mais ações

- A 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, intitulada homenageará o "Artesanato dos Quilombos da Paraíba", prestando tributo às comunidades quilombolas do estado. O evento está marcado para acontecer de 12 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024, na Avenida Almirante Tamandaré, 229, João Pessoa.

- O Festival de Cultura Quilombola, em parceria entre a Secult e a Semdh, está agendado para o próximo dia 25 em Catolé do Rocha, dando sequência aos Festivais Cigano e Indígena realizados neste ano.

- O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), em fase de implantação nas comunidades quilombolas do Sertão e nas aldeias da etnia indígena Potiguara da Paraíba, visa fortalecer a cultura e inclusão social por meio da música e das artes.

Além disso, o Governo da Paraíba continuará oferecendo capacitações especializadas de enfrentamento do racismo em parceria com escolas e prefeituras, promovidas pela Semdh e Centro João Balula, com o intuito de promover o letramento em igualdade racial durante todo o mês e continuamente em todo o Estado.

Centro de Referência da Igualdade Racial João Balula


 


 

A implantação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, o desenvolvimento de políticas públicas e a criação do Centro de Referência da Igualdade Racial João Balula, contribuem com a redução das desigualdades raciais.


Reprodução / Card: Reprodução

Para maiores informações, acompanhe a página da SEMDH 



 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

Edição: Cida Alves