Paraíba

MOVIMENTO ARMORIAL

Espetáculo inspirado na música e estética armorial será apresentado na sexta (28), na Capital

'A Mãe Essência' é um espetáculo cênico musical protagonizado pela cantora Letícia Torança e Grupo Aralume

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Evento acontece às 20h, na sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa em João Pessoa - Divulgação

Nesta sexta-feira (28), às 20h, acontece na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, o Espetáculo A Mãe Essência, protagonizado pela cantora Leticia Torança junto ao grupo Aralume, que é composto por Francisco Andrade na viola brasileira e violão; Renan Rezende na flauta transversal; Ícaro Fernandes no violoncelo; além da participação especial do percussionista Tarcísio Almeida. Também, compondo a programação do Encontro Petrobrás de Música Armorial - que acontece de 2 a 6 de agosto, às 19h, em Campina Grande (PB) - o espetáculo se apresenta na próxima quinta-feira, dia 3 de agosto, no Teatro Municipal Severino Cabral.

O espetáculo foi inspirado pelo compositor e músico potiguar, Antonio Madureira, um dos integrantes do Quinteto Armorial. A apresentação une o cênico com o musical e tem direção artística de Leticia Torança, direção musical de Francisco Andrade, direção cênica de Ricardo Canella e direção de imagem de Otto Cabral.

"Esse espetáculo foi uma inspiração de Antônio Madureira que nos inspirou. Em 2022, começou a circular no país o projeto 'Exposição Armorial 50 anos' e Antônio que estava a frente da parte musical do projeto, fez o convite a Francisco Andrade para criar um espetáculo e me convidou para cantar porque acha importante que se mostre na música armorial também o canto, uma vez que no armorial é predominantemente instrumental ", disse a diretora artística, Leticia Torança. 


Leticia Torança, diretora artística e protagonista do espetáculo interpretando canções do movimento armorial / Arquivo Pessoal - Leticia

A MÃE ESSÊNCIA

Durante a composição do repertório, a diretora Leticia Torança e Francisco Andrade também conheceram a poesia da carioca Stella Leonardos, autora do livro 'Amanhacência', de onde surgiu a inspiração do título do espetáculo.

"Achamos a palavra forte, bonita, quase um neologismo, né? Mais depois pensamos, inspirados pelo livro de poemas dela, em mudar e trazer o nome MÃE, buscar uma outra interpretação, pois a mãe está ligada a essa ideia de fonte da vida e de forma geradora, dessa abundância...é o que queremos passar no palco e trazer essa inspiração na vida, focarmos que a vida é a essência de tudo, então o título se transformou em 'A Mãe Essência'", explica Leticia. 

O espetáculo possuiu repertório inspirado na música e estética armorial de Antonio Madureira que, segundo o escritor paraibano criador do movimento armorial, Ariano Suassuna, "é o principal compositor do movimento armorial e quem melhor traduziu suas ideias em música". 

"Esse repertório vai permear por uma parte instrumental e uma parte cantada e o que queremos trazer para as pessoas presentes no espetáculo é o encantamento através do canto, do gesto e da beleza que essa música inspira", completa.
 


Grupo Aralume é composto por Renan Rezende (flauta), Francisco Andrade (violão/viola), Ícaro Fernandes (violoncelo) e part. especial do percussionista Tarcísio Almeida / Divulgação - Leticia

INGRESSOS

Para adquirir os ingressos das apresentações de João Pessoa e Campina Grande, precisa acessar a plataforma Sympla. Os ingressos estão no valor de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) para a apresentação que acontece na Capital. Já a de Campina Grande o evento é gratuito, porém é necessário reservar o ingresso. 

Link Mãe Essência - João Pessoa - 28 de julho

Link Mãe Essência - Campina Grande - 3 de agosto

 

Edição: Cida Alves