Paraíba

MOVIMENTO ARMORIAL

Lançamento do livro Antonio Madureira Armorial: Histórias e Partituras ocorre nesta quinta (15)

Evento acontece às 20h na Usina Cultural Energisa, no bairro de Tambiá, em João Pessoa

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Lançamento acontece nesta quinta (15) na Usina Cultural Energisa - Arquivo Pessoal

Nesta quinta-feira (15), em João Pessoa, acontece o lançamento do volume 1 da série Antonio Madureira Armorial. Este primeiro livro intitulado Histórias e Partituras - Do romance ao galope nordestino será lançado às 20h no Café da Usina Cultural Energisa, que fica no bairro de Tambiá, na Capital. O momento ocorre durante o VII Colóquio de Pesquisa de Pós graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba.

Na ocasião do lançamento haverá apresentações do Duo de Violas Revoada, com Erik Pronk e Francisco Andrade, além das participações especiais de Lucas de Oliveira, Leticia Torança e Tathy Martins. Também se apresentam Conan Mendes no marimbau, Marcelo Vasconcelos no violino e Renan Rezende na flauta e pífano. 

A obra é uma realização do Instituto Çarê e traz as composições do violonista e arranjador Antônio Madureira, um dos grandes nomes do Movimento Armorial. Em seu primeiro volume, trata das peças do disco Do romance ao galope nordestino gravado pela Discos Marcus Pereira em 1974. O texto e pesquisa do livro são do historiador e músico Francisco Andrade, e a transcrição musical também é de Francisco em parceria com Yonan Daniel. O compositor Antonio Madureira fez a revisão da obra. O design gráfico é de Luciana Facchini, baseado em xilogravuras do artista Eduardo Ver. A série Antonio Madureira Armorial terá outros dois volumes.


Antonio Madureira (ao centro), Yonan Daniel (à esquerda) e Francisco Andrade (à direita) realizando revisão das partituras / Arquivo Pessoal

"A ideia desse livro nasceu de um convite de Antonio Madureira, e também do compositor, violeiro e professor, Ivan Vilela. A partir do material de pesquisa do mestrado vislumbramos essa obra. Atualmente, estou na condição de doutorando em música pela UFPB com bolsa da CAPES-PPGM e, a minha pesquisa está focada nessa obra de música armorial-romançal de Antonio Madureira, ou seja, essa pesquisa se inicia no mestrado e segue em progresso no doutorado", explica Francisco Andrade.

Ivan Vilela, professor e compositor, que assina apresentação do primeiro volume da série, ressalta a importância da obra e do trabalho de Madureira.

“Nosso Antônio se insere no mundo dos grandes criadores musicais que brotam deste chão brasileiro tão prenhe de culturas populares... Esta coleção foi concebida para fazer sua obra circular, facilitar o acesso a ela por parte dos músicos que queiram tocá-la, e romper barreiras dentro de conservatórios e faculdades que ainda insistem em tratar como música de câmara somente a produção dos compositores europeus”, afirma Ivan.

A coleção abrangerá partituras de quarenta peças compostas por Madureira para os grupos Quinteto Armorial e Quarteto Romançal e estas ressurgem em versões revistas pelo próprio compositor, e acompanhadas por textos que contextualizam seu trajeto e influência.

SOBRE ANTONIO MADUREIRA

Compositor, violonista e arranjador potiguar, Antonio Madureira é um dos nomes chave do Movimento Armorial, projeto estético-político de grande influência cultural concebido pelo dramaturgo Ariano Suassuna em 1970. Trabalhando as sonoridades rascantes da tradição nordestina com ferramentas de composição contemporâneas, Madureira uniu cultura popular e erudição para dar forma musical ao projeto de Suassuna. Antônio Madureira foi quem criou todo universo sonoro armorial a partir das ideias de Brasil de Ariano Suassuna, coube a ele, quando jovem, em sua chegada no Movimento Armorial, em novembro de 1971, com apenas 21 anos, a direção musical do trabalho do Quinteto Armorial (1972-1981) e Orquestra Romançal Brasileira (1975-1978), além de atuar como pesquisador pela gravadora Discos Marcus Pereira (1974-1981) e pelo Departamento de Extensão Cultural da UFPE (1975-1977) e pelo Núcleo de Extensão Cultural da UFPB (1978-1971). 


Antonio Madureira e Francisco Andrade. Residência do compositor no Recife. Novembro de 2014. / Arquivo Pessoal - Francisco Andrade

“Para muitos nordestinos, o aparecimento do Quinteto Armorial, criado por Ariano Suassuna no Recife no começo dos anos 1970, foi um reencontro improvável com formas musicais (melodias, sonoridades, timbres, cadências) ouvidas desde a infância, mas que agora vinham de outra direção”,afirma o escritor Braulio Tavares.

CAMPANHA

Familiares, amigos e admiradores do trabalho de Antonio Madureira estão realizando uma campanha de arrecadação em prol da saúde do compositor que desde 2010 foi diagnosticado com Parkinson.  

"Há doze anos, Antonio vem tratando da doença com a combinação de várias terapias. Mas, há alguns meses, necessidades mais específicas vêm se apresentando e com isso, um alto custo com medicamentos, cuidadores e alimentação especial. Essa campanha tem o objetivo de nos unirmos numa corrente de bem e gratidão a esse compositor que contempla o legado da música brasileira com a sua obra", explica Francisco.

Um vídeo vem sendo divulgado para quem quiser doar e apoiar o compositor. 

SOBRE O INSTITUTO ÇARÊ

O Instituto Çarê é uma organização cultural sem fins lucrativos criada em 2019 em São Paulo. A salvaguarda e a difusão de obras que marcaram pontos de inflexão na história da música brasileira são parte da missão do instituto, que acompanha e realiza a produção dos três volumes de livro da série Antônio Madureira - Movimento Armorial. O livro será distribuído pelas livrarias e plataformas digitais do país, pelo Instituto Çarê, Letra da Cidade e Martins Fontes, a partir do lançamento em 30 de junho no Instituto Brincante na capital paulista.

Edição: Cida Alves