Paraíba

ELEIÇÕES PB

Paraíba elege Lula presidente e João Azevêdo governador

Petista foi o mais votado em todas as cidades do estado e João venceu em 170 dos 223 municípios

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
No 2º turno, Lula venceu na Paraíba com 66,6% dos votos válidos e João com 52,5% - Reprodução/Twitter

No último domingo (30), os eleitores e eleitoras da Paraíba confirmaram os resultados das pesquisas que indicavam o apoio da maioria da população à reeleição de João Azevêdo (PSB) para o Governo do Estado e à eleição, pela terceira vez, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência da República.

Dos 2,3 milhões de votos válidos para governador registrados no segundo turno, João teve 1,2 milhão de votos (52,5%) contra 1,1 milhão (47,4%) de Pedro Cunha Lima (PSDB). Na disputa presidencial a diferença entre os candidatos foi maior, com 1,6 milhão (66,6%) dos votos válidos paraibanos para Lula e 802 mil (33,3%) para Jair Bolsonaro (PL).

Ainda sobre a disputa presidencial, destaca-se o fato de que Lula foi vitorioso em todos os 223 municípios do estado. Já Azevêdo teve maior aprovação em 170 cidades, perdendo para Cunha Lima em 53, entre elas a capital João Pessoa e Campina Grande, terra natal e reduto eleitoral do adversário.

Na eleição para presidente, cerca de 134 mil paraibanos (5,2%) anularam o voto e 35 mil (1,4%) votaram em branco. Já para governador, o número de votos nulos e brancos foram, respectivamente, 181 mil (7%) e 61 mil (2,4%).

No segundo turno, a taxa de abstenção na Paraíba foi de 16,75%, o que corresponde a aproximadamente 517 mil paraibanos que se abstiveram de votar. Ainda assim, um número menor que no primeiro turno, quando o índice de abstenção foi de 17,31%.

“Vitória dupla”

Nas palavras do próprio governador, a reeleição pode ser considerada uma “vitória coletiva”.

“Obrigado, Paraíba. Obrigado por confirmar que nosso trabalho vai continuar e nosso estado seguirá avançando, mudando verdadeiramente a vida das pessoas. O melhor vem agora!”, publicou em rede social.

Em discurso logo após a confirmação da vitória, Azevêdo também aproveitou para comentar a contribuição do eleitorado paraibano para a “vitória da democracia” no contexto nacional.

“Essa foi uma vitória dupla, essa foi uma vitória da democracia, essa foi uma vitória da esperança, essa foi uma vitória que o Brasil definitivamente disse sim, que nós queremos voltar a sonhar. Eu fico muito feliz de ter sido eleito e um momento tão importante da democracia brasileira, junto com o presidente Lula, pra gente reconstruir o país. A Paraíba tem a sua parcela de contribuição nesse processo de reconstrução do país inteiro”, pontuou.

Edição: Maria Franco