Paraíba

EM DEFESA DA VIDA

Não tire a máscara, tire o Bolsonaro", esse é o lema dos atos de 19 de junho

Na Paraíba, manifestações acontecem em João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Monteiro e Patos

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Atos do dia 19 de junho são a expressão de que o "presidente é mais perigoso que o coronavírus". - Reprodução

O Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro vai acontecer esse sábado, 19 de junho, em todo o Brasil. já são mais de 400 cidades brasileiras que confirmaram a realização de atos.

::Manifestação contra Bolsonaro: veja lista com locais de atos do próximo sábado (19)::

O Brasil atingiu a marca de mais de 496 mil mortes por Covid-19. Por causa do descaso do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) em tomar as medidas necessárias para enfrentar a pandemia que parou o mundo, movimentos populares, sindicatos e partidos de oposição que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e a campanha Fora Bolsonaro voltam às ruas neste sábado (19).

Além do repúdio ao governo, os manifestantes exigem o impeachment do presidente, a vacinação imediata, a volta do auxílio emergencial de R$ 600 enquanto durar a pandemia, além de denunciar a venda de todos os serviços públicos do Brasil, como a privatização da Eletrobras, Correios e do saneamento brasileiro. #ForaBolsonaro e “vacina no braço, comida no prato” são as palavras de ordem que resumem o espírito das manifestações nas ruas e nas redes sociais.

A organização dos atos também reforça a obrigatoriedade do uso de máscara, álcool 70 e do distanciamento social, de modo a coibir a disseminação do novo coronavírus. Mais do que um equipamento de proteção, a máscara virou símbolo de política, por isso uma grande máscara vai estampar o que pensam os manifestantes neste sábado (19): "Não tire a máscara, tire o Bolsonaro".

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar a intenção de editar um decreto liberando o uso do equipamento .Os países que abandonaram a obrigatoriedade das máscaras só o fizeram após avanços significativos na vacinação, com redução no número de casos e mortes.

Na capital paraibana

Em João Pessoa, a concentração será no Lyceu Paraibano, a partir das 9h. Vai acontecer tanto uma carreata, quanto uma caminhada rumo ao Ponto Cem Réis.

"Vamos unir nossas vozes em um único grito de #ForaBolsonaro", diz o chamado do ato em João Pessoa. Um recomendação dada pela organização do ato na capital é que quem for na caminhada respeite a organização de andar em fileiras respeitando a distância estabelecida, além de também pedirem para os manifestantes usarem "máscaras PFF2 ou uma cirúrgica e uma de tecido, ou ainda 2 de tecidos reforçados.". 

A organização do ato também alertou que para quem for para carreata que os trios serão posicionados na extensão da Avenida Duarte da Silveira, ao lado da Primeira Igreja Batista. "Os veículos devem se posicionar em toda extensão da Duarte da Silveira ou nas imediações. Só sairemos em carreata depois que a caminhada sair, ela será o carro chefe", explica o chamado da ação, que também diz que vão distribuir máscaras e álcool 70 entre os participantes.

Os atos, na Paraíba, estão sendo chamados para as seguintes cidades:

– João Pessoa – Caminhada e carreata Lyceu Paraibano, rumo ao ponto de Cem Réis | 9h

– Campina Grande – Praça da Bandeira | 9h

– Cajazeiras – Praça das Oiticicas | 9h

– Monteiro – Carreata saindo do Portal | 9h:

"Neste próximo sábado, venha participar da carreata FORA BOLSONARO em Monteiro-PB! Vamos nos organizar às 9h, no Portal, com saída às 9h 30min pelas ruas da cidade! Devido à situação de extrema calamidade que se encontra o município e em respeito ao decreto municipal de Monteiro-PB, decidimos protestar em carreata! Contamos com sua participação!", diz a convocação do evento em Monteiro.

 


Carreata em Monteiro neste dia 19 de junho. / Reprodução

– Patos – Em frente aos Correios | 8h30

Edição: Heloisa de Sousa