Paraíba

EM DEFESA DA VIDA

Sind. de Trabalhadores da Educação lançam nota conjunta por vacinação da classe

Iniciativa enfrenta liminar do Ministério Público Federal e Estadual que pede suspensão da vacinação dos professores

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Nota conjunta dos sindicatos da educação da PB em defesa da vacinação do professores. - Reprodução

Os Sindicatos das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação de João Pessoa (SINTEM -JP), do Estado da Paraíba (SINTEP-PB), o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado da Paraíba (SINTEENP), o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Bayeux, o Comitê Educacional em Defesa da Vida e a Central Única das Trabalhadoras e Trabalhadores (CUT), juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal lançaram nota onde defendem a imediata vacinação dos profissionais de educação e alegam que foram surpreendidas com a ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual pedindo a suspensão da vacinação dos docentes e profissionais de educação. 

Confira a seguir a nota na íntegra e o vídeo do presidente do SINTEM-JP, Daniel e Assis, e do diretor do SINTEP-PB, Felipe Baunilha, onde os mesmos falam da unificação da classe em defesa da vacinação deles para promover a segurança de toda a população e a defesa da educação.

 

NOTA EM DEFESA DA VACINAÇÃO DOS(AS) TRABALHADORES(AS) EM EDUCAÇÃO

As entidades representativas dos trabalhadores e trabalhadoras em educação da Paraíba defendem o cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI), com a imediata vacinação dos profissionais da educação, pauta que defendemos há mais de um ano, como uma das etapas para que haja o retorno seguro às atividades presenciais. 

Após longa espera, nesta semana foi anunciado o início da vacinação dos profissionais da educação por parte da Prefeitura Municipal de João Pessoa, a partir do próximo domingo (16). No entanto, na noite desta quinta-feira (13), a população da grande João Pessoa foi surpreendida com a ação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual para suspender a vacinação do setor da educação. O argumento utilizado é de que o Plano Nacional de Imunização estaria sendo desrespeitado. 

O PNI e o Plano Estadual de Operacionalização das vacinas deixam claro que, após a vacinação dos grupos com comorbidades, estaríamos na 4ª fase da imunização, sendo iniciada com os trabalhadores do ensino básico ao superior. 

Dessa maneira, reiteramos que não há nenhum descumprimento do Plano. Ao contrário, ele está sendo cumprido. Impedir a vacinação dos trabalhadores da educação vai exatamente em sentido contrário ao Plano.

Além do mais, há semanas, o MP também tem pressionado a Prefeitura da Capital a apresentar um plano de retomada das aulas presenciais. A proposta seria retomar as aulas presenciais sem a vacinação dos profissionais das escolas? 

Na rede privada vários trabalhadores estão atuando no ensino presencial sem vacinação e se contaminando. Já tivemos dezenas de vítimas fatais da Covid-19 no setor da educação, pessoas que não tiveram oportunidade de se vacinar. Assim, repudiamos a ação dos MPs que atrasa a vacinação e coloca em risco a vida de trabalhadores.

Solicitamos que a Prefeitura de João Pessoa não abra mão da decisão de vacinar os(as) trabalhadores(as) em educação no próximo domingo, bem como os demais municípios cumpram as etapas anteriores para também iniciarem a imunização destes profissionais.

Vacina para todos profissionais em educação!

CNTE, CUT-PB, CONFETAM, SINTEP-PB, SINTEM-JP, SINTRAMB, SINTEENP

Edição: Heloisa de Sousa