Paraíba

EM JOÃO PESSOA

Motoristas de ônibus e agentes de limpeza recebem 1° dose de vacina contra Covid-19

Unidade móvel vai às empresas de ônibus e posto volante foi montado na Emlur para garantir vacinação das categorias

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
A nova fase da Campanha de Imunização de João Pessoa contra a Covid-19 incluiu os motoristas de ônibus e agentes de limpeza. - Foto: José Leomar

A nova fase da Campanha de Imunização de João Pessoa contra a Covid-19 incluiu os motoristas de ônibus– categoria cujo serviço é considerado essencial, que não parou durante a pandemia e está entre as mais vulneráveis ao risco de contaminação. A vacinação dos profissionais continua nesta sexta-feira (4), com uma unidade móvel instalada em um ônibus, na empresa Transnacional, no bairro José Américo, das 8h às 12h. A unidade vai percorrer outras empresas de ônibus da cidade.

Estima-se que serão imunizados cerca de 700 profissionais das empresas Transnacional, Reunidas e Santa Maria, que encaminharam uma lista com os nomes dos profissionais.


Vacinação de motoristas de ônibus em JP. / Dayse Euzébio

Entre os primeiros que receberam o imunizante da Aztrazeneca nesta quinta-feira, Carlos Roberto, da Transnacional, tem 49 anos, sendo que cinco deles dedicados ao trabalho como motorista.  “A gente que trabalha diretamente com o público, o risco de se contaminar é muito grande, e essa sempre foi uma preocupação que todos os motoristas carregaram”, relatou o profissional, que recebeu o imunizante dentro de um ônibus adaptado pela Prefeitura de João Pessoa para atender aos motoristas. “Esperei muito por esse momento, de receber a primeira dose e poder trabalhar com mais segurança”, concluiu.


Ponto de vacinação itinerante. / Dayse Euzébio

Já o motorista Daniel Inácio, 45 anos, resumiu o momento com a palavra “alívio”, sentimento expressado logo após receber o imunizante. “A pandemia está aumentando, inclusive estão falando em uma terceira onda, que deixa a gente ainda mais preocupado. Mas, hoje, com essa primeira dose, a gente fica mais aliviado e com mais confiança para seguir trabalhando”, afirmou.

No atendimento aos motoristas, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) confere o nome do profissional na lista encaminhada pelas empresas, faz o cadastro das informações e realiza a imunização logo na sequência. 

Agentes de limpeza – Os agentes de limpeza também começaram a ser beneficiada com a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira. A equipe da Secretaria de Saúde montou um posto volante na sede da Emlur.


Jovino Maciel, agente de limpeza. / Carlos Nunes

“Eu trabalho coletando o material das papeleiras, que têm resíduos que vêm de vários lugares. A cidade, inclusive, recebe muitos turistas, que também trazem materiais e deixam aqui, que a gente acaba tendo contato”, afirmou Jovino Maciel, que é agente de limpeza e trabalha na coleta de lixo na região da orla da Capital.

Aline Lima revelou a felicidade de receber a vacina, lembrando do grande número de mortes ocorridas em todo o mundo. “É uma sensação de muita felicidade”, destacou.

Edição: Heloisa de Sousa