O Núcleo Paraíba do Observatório das Metrópoles lançará nesta terça-feira (10) o livro Observatório das Metrópoles nas Eleições: um outro futuro é possível. O evento acontecerá no Museu de Arte Popular da Paraíba, conhecido como Museu dos Três Pandeiros, em Campina Grande, a partir das 19h. O livro reúne 23 artigos de opinião, inicialmente, publicados no site do jornal Brasil de Fato Paraíba. No evento também será apresentada uma carta-plataforma com propostas para as Eleições Municipais 2024.
De acordo com a organização do livro, os artigos expressam análises críticas e propostas sobre questões urbanas e ambientais. Eles foram escritos por pesquisadores e colaboradores do Núcleo Paraíba do Observatório das Metrópoles, considerando o contexto das eleições municipais das Regiões Metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande e abordando sete eixos temáticos: desigualdades e segregação; governança; participação; ilegalismos; moradia; mobilidade; saneamento e transição ecológica.
"A rede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles realiza há 26 anos pesquisas, extensão e propostas que tem o objetivo de contribuir na construção de agendas por metrópoles e cidades justas, democráticas, inclusivas e sustentáveis", salienta Demóstenes Moraes, pesquisador do Núcleo Paraíba do Observatório das Metrópoles e um dos organizadores do livro.
Neste ano de eleições municipais, foi definida pela rede, nacionalmente, a proposta de elaboração de artigos com reflexões críticas e propositivas sobre as metrópoles e cidades de atuação dos 18 núcleos que fazem parte do Observatório das Metrópoles. No total, foram publicados 313 artigos.
Segundo Demóstenes Moraes, a maioria das propostas da carta-plataforma surgiu dos temas dos artigos, mas também foram elaboradas por articulações que integrantes do Núcleo Paraíba participam como a Frente pelo Direito à Cidade de Campina Grande, o Fórum Nacional de Reforma Urbana e o BrCidades.
“As reflexões consideram o contexto das eleições municipais como importante momento de ação e incidência política, visto que são os municípios os principais entes federados responsáveis pela implementação de políticas públicas territoriais que afetam como as pessoas e organizações podem se apropriar, usar e ocupar espaços necessários às suas formas de reprodução. Vale registrar que essas condições nas Regiões Metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande são muito desiguais e que parte expressiva das populações dessas regiões vive em condições socioterritoriais e ambientais precárias e de risco”, enfatiza a apresentação da carta-plataforma do Núcleo Paraíba.
Baixe o livro aqui.
Confira as propostas da carta-plataforma.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Edição: Heloisa de Sousa