Paraíba

MUSEU E MEMÓRIA

Memorial da Democracia da Paraíba promove oficina durante a 22ª Semana Nacional de Museus, no próximo dia 16

A atividade será finalizada com uma visita ao Memorial da Democracia da Paraíba e à Exposição Vozes, Vetos e Votos

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card Reprodução

No próximo dia 16 de maio, o Memorial da Democracia da Paraíba está participando da 22ª Semana Nacional de Museus e realizará a Oficina “Memorial da Democracia da Paraíba: pesquisa, educação e direito à memória”. A atividade tem como objetivo apresentar, na prática, os processos das pesquisas desenvolvidas no Memorial da Democracia, articulando educação e direito à memória.

Na parte da manhã, a professora Lúcia Guerra, Gerente Executiva do Departamento de Documentação e Arquivo da Fundação Casa de José Américo (FCJA), discutirá sobre a “Comissão Estadual da Verdade e os desafios de manter a memória viva!”.


Reprodução / Card Reprodução

Em seguida, o público terá a oportunidade de conhecer melhor o Memorial da Democracia da Paraíba e entender por que ele é um lugar de memória, pesquisa e educação, através da mediação de Fernanda Rocha e Suelen Andrade, coordenadoras do Memorial.

O segundo momento da oficina abordará os caminhos metodológicos utilizados para a construção do Dossiê Maestro José Siqueira, coordenado por Fernanda Rocha (socióloga e pesquisadora). A pesquisa integra o programa de Preservação da Memória e Difusão Educativa, Cultural e Científica do Acervo da Fundação Casa de José Américo, sob a coordenação geral da professora Lúcia Guerra, em parceria com a SECTIES e a FAPESQ-PB.

Os primeiros resultados do projeto serão apresentados por Suelen Andrade, historiadora e pesquisadora, Carolina Rocha, historiadora e graduanda de arquivologia (UFPB), e Eduardo do Egito, graduando em história (UFPB).

"Esse evento é importante porque é uma oportunidade que o Memorial da Democracia vai ter de apresentar o trabalho de pesquisa que tem sido feito nos últimos anos. Então, essa oficina vai proporcionar um diálogo entre Museu, Educação e Pesquisa que é a proposta da Semana Nacional de Museus. Então é muito importante que a gente ocupe esse espaço  pensando na política de memória aqui no estado da Paraíba", define Fernanda Rocha.

Fernanda acredita que é o momento e o espaço de promover a educação: “É uma oportunidade de reafirmar o nosso compromisso como um lugar, também, de educação que não só é um lugar de memória, mas um lugar no qual se produz conhecimento. E esse conhecimento precisa ser democratizado, então a ideia da oficina é justamente democratizar as nossas pesquisas e mostrar como a gente pode utilizá-las pensando nas atividades e numa prática educativa”, complementa ela.

A atividade será finalizada com uma visita mediada ao Memorial da Democracia da Paraíba e à Exposição Vozes, Vetos e Votos por Democracia na Paraíba.

A organização aproveita para avisar que única pesquisa que não será apresentada durante a oficina é a pesquisa sobre a ditadura na Paraíba, baseada no acervo da Comissão Estadual da Verdade. Esta pesquisa ainda está em fase de produção e curadoria. No entanto, é importante ressaltar que a próxima exposição está prevista para acontecer ainda este ano, até setembro.

As inscrições podem ser feitas através do link 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

 

Edição: Cida Alves