Rio Grande do Sul

ARTIGO

O papel do Trensurb após a catástrofe  

'Cada estação que resistiu às águas se tornou um refúgio diante da brutal calamidade que enfrentamos'

Brasil de Fato Porto Alegre |
"Milhares de pessoas, de todas as idades e gêneros, foram acolhidas com dificuldades decorrentes da tragédia, sendo fornecida acomodação, água e alimentação" - Foto: Arquivo Pessoal

A empresa Trensurb foi severamente afetada pela pior enchente da história do Rio Grande do Sul. Sua linha férrea está localizada na região oeste da BR 116, próxima ao Guaíba e seus afluentes, que causaram inundações sem precedentes. 

No meio dessa situação climática, a Trensurb se destacou como um instrumento público de vital importância. Seus funcionários, especialmente aqueles que trabalham diretamente com o público, agiram com coragem, humanidade e extrema sensibilidade para oferecer um espaço seguro.

Milhares de pessoas, de todas as idades e gêneros, foram acolhidas com dificuldades decorrentes da tragédia, sendo fornecida acomodação, água e alimentação. A Trensurb sempre foi compreendida como uma empresa pública e popular, devido ao seu enorme significado social.

Cada estação que resistiu às águas se tornou um refúgio diante da brutal calamidade que enfrentamos. Agora, é necessário que a Trensurb se transforme em grandes centros de assistência social. Além de retomar os serviços, é importante que a empresa se torne cada vez mais social. Enquanto a iniciativa privada celebra o voluntariado, nós, do setor público, mostramos que os serviços públicos devem ser espaços vitais de cidadania.

Reforçar o caráter público de empresas como a Trensurb é crucial. Se não fosse a atuação pública da Trensurb em cuidar das pessoas nesse momento de sofrimento, suas vidas seriam muito mais difíceis.

Viva a Trensurb! Viva seu papel humano e cidadão!

*Servidor do Trensurb

** Este é um artigo de opinião e não necessariamente expressa a linha editorial do Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko