Paraíba

SERÁ QUE É ÓCIO?

Deputados paraibanos gastam tempo e pauta legislativa para homenagear pastel de carne com açúcar como patrimônio cultural e imaterial da Paraíba

‘Pensem nas despesas que esses caras custam. Quanto pagamos hj para eles debaterem sobre pastel?’ - escreveu um usuário

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Internet

Tem deputado peessedebista que não está encontrando pautas legislativas relevantes - é o que está parecendo ao público paraibano.

Na manhã da última terça-feira, 23, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei Ordinária que confere ao pastel de carne com açúcar o título de patrimônio cultural e imaterial do Estado. 

"Pensem nas despesas que esses caras custam. Quanto pagamos hj para eles debaterem sobre pastel?" - escreveu o usuário fjsj230103 em uma rede social.

“É prá isso que vcs elegem seus representantes?🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡” - comentou o usuário fabio_caminhoneiro

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), com uma  premissa 'histórico/antropológica' de reconhecer a importância da iguaria.

Para o deputado, o pastel de carne com açúcar é uma tradição única da Paraíba, enraizada na culinária local, e que sua história remonta a tradições familiares transmitidas de geração em geração. ‘A peculiar combinação de carne e açúcar cria um sabor característico que encanta tanto os habitantes locais quanto os visitantes’.

“Tantas situações de melhorias para a sociedade que precisam serem aprovadas, principalmente na saúde e é feita uma solenidade para um pastel. Isso é um absurdo, procurem melhorias para as pessoas que sofrem nos hospitais, por não terem material suficiente. A "casa do povo" realmente não tem preocupação alguma com os menos favorecidos”, destacou Milane1985 na rede social.

Durante a sessão, Tovar mencionou a referência feita pela vencedora do Big Brother Brasil, Juliette Freire, que durante o confinamento citou o pastel.

Robson Jampa também comentou: “É a TOTAL FALTA DO QUE FAZER... um verdadeiro DESPERDÍCIO do dinheiro publico 90% desses atuais deputados. sinceramente eu to indignado"

A única voz discordante durante a votação foi a da deputada Cida Ramos (PT), que levantou preocupações com relação aos efeitos do açúcar para a saúde. 

Ela sugeriu ao colega que se aprofundasse no conhecimento das gastronomias quilombola e indígena, as quais, segundo ela, representam com mais profundidade a identidade paraibana.

Jairo Pessoa, conselheiro tutelar, escreveu: “Muito desnecessária e nada identitária. Parabéns, Cida (Ramos)!”

“Seria cômico se não fosse trágico. Olha as pautas dos vereadores da PB, espero que se tenha ao menos 2 encontros na assembléia por semana (contém ironia) 😂😂😂”, comentou profandersonsa.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)


 

Edição: Cida Alves