Paraíba

HONRARIA

Felipe Proenço, médico de família e comunidade, recebe título de cidadão pessoense nesta sexta (5)

Atual Secretário de Atenção Primária à Saúde, Proenço atuou no Mais Médicos e prestou relevantes serviços a João Pessoa

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Felipe Proenço de Oliveira também participou do Comitê de Combate à Covid-19, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. - Foto: NUCOM/SAPS.

Nesta sexta-feira (5), Felipe Proenço, médico de família e comunidade, professor do Centro de Ciências Médicas da UFPB e atual Secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, receberá o título de Cidadão Pessoense, conferido através do Decreto Legislativo nº 1.675, de 26 de março de 2024, pelos serviços prestados à cidade de João Pessoa. A propositura da entrega da honraria é do vereador Marcos Henriques (PT). A Sessão Solene acontecerá a partir das 14h, na Câmara Municipal de João Pessoa. 

Felipe Proenço nasceu em Caxias do Sul (RS). É graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB).

Em 2008, ingressou, por meio de concurso público, como professor do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas (DPS/CCM/UFPB), atuando no curso de medicina e em Unidades de Saúde da Família (USF) de João Pessoa. Felipe Proenço foi um dos precursores do programa Mais Médicos, ligado ao Ministério da Saúde, atuando como coordenador nacional (2012-2016). Ele também integrou o Comitê de Combate à Covid-19 de João Pessoa, durante a pandemia.

Para Proenço, João Pessoa ampliou o significado de casa. “A relação [com João Pessoa] iniciou ainda quando estudante de medicina. Graças aos eventos do movimento estudantil, pude conhecer João Pessoa pela primeira vez e já me apaixonei de cara pela cidade. Os anos passaram e com eles terminei a residência em medicina de família e comunidade e o mestrado em saúde coletiva e, na primeira oportunidade de fazer um concurso para professor na Universidade Federal da Paraíba, não perdi tempo. Assim, a UFPB se tornou minha nova casa”, conta Felipe, através da sua assessoria. 


Felipe Proenço é o atual secretário nacional, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde. / Foto: NUCOM/SAPS.

“Ao longo de sua trajetória, sua atuação como médico de família e comunidade na Estratégia de Saúde da Família, o trabalho como docente de universidade pública, além de sua participação ativa na implementação do programa Mais Médicos e seu incansável trabalho durante a pandemia de Covid-19 em João Pessoa demonstraram seu comprometimento inabalável com a saúde pública e o bem-estar de todos os brasileiros”, afirma o vereador Marcos Henriques, na justificativa da propositura do decreto que concede o título de Cidadão Pessoense para Felipe Proenço.
 
Além dessas atuações, Felipe, a partir de projetos de extensão da UFPB e em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros docentes da universidade, realizou formação de Agentes Populares de Saúde, que até hoje, segundo a justificativa do Decreto Legislativo nº 1.675, estão atuando em acampamentos e assentamentos da reforma agrária na Paraíba. 

O médico e professor construiu sua família em terras paraibanas. “Com as aulas [como professor do curso de medicina da UFPB], pude conhecer unidades básicas de saúde com os alunos, em uma delas conheci uma trabalhadora do SUS que se tornaria minha companheira de vida e de tantas lutas, Aninha, a mãe de Anita, Lara e Yolanda, nossas três filhas”. Ana Lucia Sousa Pinto, a Aninha, é professora da rede municipal de João Pessoa, feminista, estudante de doutorado, doula e educadora perinatal.

“Minha relação com João Pessoa se fortaleceu para além da família que construí aqui, mas principalmente no momento mais delicado da saúde mundial – a pandemia de Covid-19 – período que, como diretor da Escola de Saúde Pública da Paraíba, trabalhei diuturnamente no Comitê de Combate à Covid-19, da Prefeitura de João Pessoa”, comenta Proenço.

Marcos Henriques conta que a liderança de Felipe na Escola de Saúde Pública da Paraíba e sua incansável luta pelos direitos à saúde e à educação, “especialmente durante a campanha do presidente Lula” notabilizam sua dedicação para a construção de um país mais justo e igualitário. “Reconhecemos os inestimáveis serviços prestados por Felipe Proenço, cuja vida é um verdadeiro exemplo de compromisso e solidariedade para com o povo de João Pessoa, da Paraíba e de todo o Brasil”, salienta. 

No final de 2022, após a eleição de Lula, Felipe passa a integrar a equipe de transição de saúde, em âmbito federal. De janeiro de 2023 até fevereiro de 2024, foi Diretor de Programa da Secretária de Atenção Primária à Saúde. Ainda em fevereiro, passa a ser o secretário nacional, na mesma secretaria.  Segundo Felipe, ele ocupa o cargo “com João Pessoa no coração e na história”.

Acesse o Decreto Legislativo nº 1.675, de 26 de março de 2024 e saiba mais sobre a trajetória de Felipe Proenço. 

Dados do evento

Sessão Solene para entrega do título de Cidadão Pessoense ao Médico de Família e Comunidade, mestre e doutor em Saúde Coletiva, Felipe Proenço de Oliveira
Dia: 5 de abril de 2024 (sexta-feira)
Local: Câmara Municipal de João Pessoa
Horário: A partir das 14h

Edição: Heloisa de Sousa