Minas Gerais

RECONHECIMENTO

Brasil de Fato RJ será homenageado com Medalha Tiradentes

A cerimônia acontece no Palácio Tiradentes, sede histórica do parlamento fluminense, na próxima segunda-feira (25)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Lançado no dia 1º de Maio de 2013, Dia do Trabalhador, o Brasil de Fato RJ completa 11 anos em 2024 - Arquivo

O jornal Brasil de Fato RJ vai receber a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), na próxima segunda-feira (25). A cerimônia acontece no Palácio Tiradentes, sede histórica do parlamento fluminense, localizado no centro da cidade, a partir das 17h. A homenagem foi aprovada a partir de projeto de autoria original da deputada estadual Marina do MST (PT).

Lançado no dia 1º de Maio de 2013, Dia do Trabalhador, o Brasil de Fato RJ completa 11 anos em 2024 com o compromisso renovado de trazer informações com uma visão popular do Brasil e do mundo para a população fluminense. 

O Rio de Janeiro foi o primeiro a ter jornal em versão tabloide com a marca Brasil de Fato, desde que se encerrou a versão nacional em formato standart. De lá para cá, vem sendo distribuído gratuitamente nas estações de trem e metrô da Central do Brasil, Pavuna e Coelho Neto, na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana. 


 

Nos últimos anos, o Brasil de Fato RJ tem se reinventado para acompanhar as novas linguagens e continuar dialogando com os trabalhadores fluminenses. Desde 2021, começou a produzir reportagens em formato audiovisual para o programa Central do Brasil, uma parceria com a rede TVT, as matérias expõem situações, temas e questões sociais que acontecem no estado do Rio, com o objetivo de levar informação de qualidade em nova linguagem para mais trabalhadores.

O veículo também passou a integrar a produção do programa de TV Papo na Laje, em parceria com a TV Comunitária do Rio de Janeiro. O programa reúne jovens em lajes das periferias e das favelas do Rio para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora. Além disso, criou também seu próprio programa nas redes socias: o Minuto BdF RJ, que aborda notícias, temas marcantes do momento, dá dicas de cultura e lazer.

Outras premiações

No último ano, quando completou 10 anos de existência, o jornal recebeu duas premiações importantes das casas legislativas do Rio. O primeiro foi o prêmio Heloneida Studart, organizado pela Comissão de Cultura da ALERJ e concedido no mês de agosto também no Palácio Tiradentes. A premiação reconheceu o trabalho de 109 instituições e fazedores de cultura de todo estado. A homenagem leva o nome da escritora, feminista e defensora da cultura Heloneida Studart, que passou a vida se dedicando à defesa da democracia e dos direitos humanos. O prêmio foi criado em 2009 e é destinado a pessoas físicas, coletivos e instituições culturais do Rio.

A segunda premiação foi a moção de reconhecimento e louvor da Câmara Municipal do Rio pelo comprometimento em produzir uma comunicação antirracista, organizado pelo mandato da vereadora Monica Cunha (PSOL). A premiação acontece no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro, no mês de novembro. Além do Brasil de Fato RJ, outros 161 comunicadores, produtores de conteúdo, dramaturgos, fotógrafos, cineastas e veículos de imprensa populares foram homenageados.

Brasil de Fato MG também foi homenageado

Em Minas Gerais, o Brasil de Fato MG também foi reconhecido pelo exercício do jornalismo popular no estado. O jornal, que completou 10 anos de atuação em 2023, recebeu, no início de março, um diploma de honra ao mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). A homenagem foi solicitada pelo vereador Bruno Pedralva (PT).

A honraria foi entregue ao jornal no dia 1º de março na casa legislativa da capital mineira e reconhece a iniciativa de um jornalismo independente, que nasceu em 2013 para suprir uma necessidade do estado, com a cobertura de eventos relacionados à luta popular e não atrelados à elite econômica de Minas Gerais. 
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Leonardo Fernandes e Mariana Pitasse