Paraíba

MULHERES INDÍGENAS

Parteiras e Benzedeiras Potiguaras da Paraíba inauguram a sua Casa das Parteiras e Benzedeiras nesta sexta-feira (15)

Evento ocorre na Aldeia Forte, às 14h, em Baía da Traição

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Foto: Kauanny Oliveira - Foto: Internet

O parto tradicional Indígena traz o acolhimento familiar, o cuidado das Parteiras com as mulheres gestantes, promove aconchego e segurança. Tudo isso era feito no ambiente doméstico. Agora, as Parteiras e Benzedeiras Potiguaras da Paraíba irão inaugurar a sua Casa das Parteiras e Benzedeiras, nesta sexta-feira (15), às 14h, na Aldeia Forte, em Baía da Traição.


Reprodução / Foto: Internet

A entidade conseguiu uma doação através de um fundo da instituição ELAS+ Doar para Transformar, no valor de R$ 45 mil. 

A casa estará funcionando no intuito da atenção e cuidado à saúde da mulher e das crianças em todas as fases da vida. Além disso, visa o fortalecimento das práticas culturais e da ancestralidade das mulheres potiguaras com suas rezas e conhecimento milenar da prática do parto natural.


Dona Nanci / Foto: Internet

São parteiras tradicionais e parteiras aprendizes que, junto com as parteiras mais antigas como Dona Nanci, Dona Penha, Dona Livramento, Dona Nevinha e Cida Potiguar já vêm praticando a tarefa milenar do parto natural em domicílio.

Cida Potiguara conta que a proposta é receber mulheres que queiram fazer parto natural no espaço: “Vamos receber mulheres indígenas e não indígenas. Também, lógico, que não será em grande quantidade, mas a prática existe, e a gente quer fortalecê-la”.

As instituições que estão dando apoio à ação são: Instituto Elas, Funai , Secretaria de da Mulher de Baía da Traição, Secretaria de Estado da Mulher, Ministério da Saúde, Águas Potiguara e Memórias Potiguara, além das mulheres da base.


Reprodução / Foto: Kauanny Oliveira

A solenidade irá contar com um Toré na abertura, além de  uma mesa com as parteiras dialogando sobre o projeto sobre as suas práticas e, em seguida, uma apresentação das mulheres da ancestralidade, onde as crianças irão representar. Haverá também a fala das instituições, e o encerramento com o coco de roda das mulheres indígenas e não indígenas.

Cida conta que as práticas Potiguaras se diferenciam de outras práticas porque, no parto natural exercido por elas, as mulheres e os seus bebês escolhem a forma como querem a posição, contam com massagens e ervas durante as contrações, além de rezas pedindo forças aos encantados. Caldinhos são oferecidos à mulher para “fortalecer os ânimos”, com legumes e pimenta do reino.

“Mas, principalmente, com o acolhimento da mulher, do esposo e da família. Esse apoio é o nosso diferencial”.

Segundo Cida, todo o procedimento é gratuito, mas é costume das parteiras receberem algumas doações como frutas, legumes e raízes das mãos das famílias atendidas: “É um agrado que a família faz para a gente”


Reprodução / Foto: Internet

"Olá pessoal, tudo bem?! Teremos a tão esperada inauguração da sede da Associação das Parteiras e Benzedeiras Potiguara da Paraíba. Viemos aqui pedir a contribuição de vocês para nos ajudar a realizar esse momento tão importante! Qualquer valor será bem vindo".

Para maiores informações Siga a página Parteiras Potiguaras PB.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

 

Edição: Cida Alves