Paraíba

6 ANOS SEM RESPOSTAS

Em João Pessoa, ato marca os 6 anos do assassinato de Marielle e Anderson, nesta quinta (14)

Ato será no Busto de Tamandaré, a partir das 17h, e luta por justiça e contra a violência política de gênero

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Marielle Franco. - Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio/Agência Brasil.

O assassinato da vereadora e ativista política Marielle Franco e o seu motorista Anderson Gomes completa seis anos, neste 14 de março. Pensando nisso, o Instituto Marielle Franco organizou uma chamada nacional do ato Março por Marielle e Anderson. Em João Pessoa, a manifestação acontece nesta quinta-feira (14), no Busto de Tamandaré, a partir das 17h. 

A programação trará falas políticas, performances artísticas e apresentação do grupo de maracatu Baque Mulher JP. “O ato visa buscar justiça por Marielle e Anderson, combater a violência política de gênero e combater o machismo. É um ato também em defesa da vida das mulheres, sobretudo, das mulheres negras, que enfrentam todas as mazelas deste sistema que é racista, capitalista, que nos explora e nos mata”, comenta uma das organizadoras da manifestação, Renálide Carvalho.

Fernanda Ferreira, que também é uma das organizadoras do ato e é integrante do projeto Sementes de Marielle, do Instituto Marielle Franco, salienta que “neste 14 de março, a gente vem trazer o assassinato de Marielle como um exemplo, ela foi assassinada, foi interrompida, porque era uma mulher que tinha uma importante liderança no Rio de Janeiro, tinha uma forma muito própria de fazer política, ela era do afeto, da construção, da coletividade com outras mulheres, de periferia, do movimento feminista."


"Março por Marielle e Anderson". / Card de divulgação.

Em João Pessoa, compõem a organização da manifestação: o Fórum da Negritude da Paraíba; o Maria Quitéria – Movimento de Lésbicas e Bissexuais; a Marcha da Negritude Unificada da Paraíba; o Movimento do Espírito Lilás (MEL); o Baque Mulher JP; o Instituto de Mobilização e Ação Negra da PB (Movane); a Secretaria de Mulheres do PT/PB; o Setorial de Negras e Negros do PSOL/PB e o Setorial de Mulheres do PSOL/PB. 

“A gente vai para o Busto de Tamandaré fazer política com cultura, com arte, com amor e alegria, que era como ela [Marielle] fazia a política. É um evento protagonizado por mulheres, feito por mulheres para dizer que nós não aceitamos mais sermos interrompidas”, frisa Fernanda Ferreira.

Renálide Carvalho destaca que “Marielle virou semente e a gente vai estar lá para dizer que somos sementes de Marielle e que a luta continua por mais mulheres ocupando espaços de poder e que essa ocupação se dê de forma segura, que haja viabilidade para essas mulheres serem eleitas e que haja segurança para exercer os seus mandatos, livre das violências políticas de gênero”.

Assassinato de Marielle e Anderson

Marielle Franco  e o seu motorista Anderson Gomes foram mortos a tiros, no 14 de março de 2018, em uma emboscada no Rio de Janeiro. Atualmente, o ex-policial militar Ronnie Lessa está preso, respondendo como autor dos disparos. Outro preso é o também ex-policial militar Élcio Queiroz, motorista do carro usado no crime. No entanto, há ainda perguntas sem respostas, como qual foi a motivação do crime e “Quem mandou matar Marielle?”. 

Confira a programação completa do ato em João Pessoa

Ato: Atividade da Agenda 8M - Março de Luta pela Vida das Mulheres; e 14M - Março por Justiça para Marielle e Anderson

Data: 14 de março de 2024
Local: Busto de Tamandaré, em João Pessoa (PB) 

17h - Concentração.

17h30 - Início do ato; Cinco falas políticas de até três minutos.

17h45 - Performance do Teatro do Oprimido: Grupo Teatrando a Vida, com a performance pelas mães e crianças da Palestina e contra o genocídio.

18h - Performance "Marielle Presente!".

18h20 - Baque Mulher JP.

18h50 - Cinco falas políticas de até três minutos.

19h10 - Encerramento do ato.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ

Edição: Heloisa de Sousa