Paraíba

JORNADA 08 DE MARÇO

Coletiva Pachamamá apresenta, a partir deste sábado (9), o Projeto Poliniza(ação): Ciclo de Formação em Audiovisual, para as mulheres mães

O projeto visa oportunizar o conhecimento técnico e teórico de atuações no setor do audiovisual

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card Reprodução

A Coletiva Pachamamá apresenta, a partir deste sábado (9), o Projeto Poliniza(ação): Ciclo de Formação em Audiovisual para a Pachamamá Coletiva de Mães. Trata-se de uma imersão que se propõe a explorar os conhecimentos e os circuitos componentes da cadeia produtiva e criativa do universo do audiovisual, tendo como público alvo as mulheres-mães.

Uma das organizadoras do projeto, a produtora Carolina Porto, que também faz parte da Coletiva Pachamamá, explica a dinâmica: “O projeto Polinização e Audiovisual para a Coletiva Pachamamá é um projeto que visa oportunizar o conhecimento técnico e teórico de atuações no setor do audiovisual, com o objetivo também de gerar uma futura inserção das participantes no mercado de trabalho de cinema e audiovisual; gerar também autonomia na produção de materiais em um processo da auto-organização da própria Coletiva, possibilitando assim registro, salvaguarda e disseminação da atuação da Coletiva de Mães. A ideia também é gerar a possibilidade de, enquanto mães, contarmos as nossas próprias histórias, as nossas próprias escrevivências, um pouco dessa escrita, mas também traduzida nessa linguagem da Sétima Arte, trazendo a nossa imagética e os nossos recortes”, comenta ela.


Reprodução / Card Reprodução

O projeto é realizado com financiamento da Lei Paulo Gustavo, aprovado pela Secult PB. O ciclo de formação é gratuito, e ocorre para o público alvo de mulheres mães, voltado principalmente para as mulheres da Coletiva Pachamamá, mas também tem parceria com o Clube de Mães do Aratu. “Entendemos que esse curso também é muito importante para o fortalecimento daquele território, bem como o fortalecimento da nossa coletiva. Estamos inclusive com uma campanha de doação de mochilas, materiais escolares, e roupas de crianças e adultos para fortalecer também a luta desse território”, destaca Carolina.


Reprodução / Card Reprodução

Programação

A programação conta com uma série de oficinas que ocorrerão das 9h às 17h no espaço Cheirimbom, no bairro dos Bancários. 

No sábado (9) ocorre a palestra de Lucas Medes ‘Pedagogia dos Afetos’, seguida do ciclo formativo, com as três oficinas de dia: Oficina de Direção com Rodrigo Aquino, de Direção com Carina Fiuza, e de Produção Executiva com Deyse Plácido.

No dia 10 de Março haverá palestra com Martina Nobre, com a palestra ‘Colmeias Produtivas’, que vai falar sobre Cinemas e Femininos. Depois tem Carolina Porto com Direção de Produção; Ester Rosendo com Oficina de Som; e Juliana Terra com Oficina e Foto.

“Nós daremos todo o suporte para que essas mães possam se manter nesse ciclo de formação. Então nós temos transporte, alimentação e o espaço Erê”.

Haverá também uma oficina com Ana Bárbara de Cinema para Crianças e  também Ju Martins, Arte-Educadora, que utiliza de saberes ancestrais, principalmente africanos, para definir sua sistematização dentro do espaço Erê, com brincadeiras coletivas, carimbos Adinkra e brincadeiras de roda.

As vagas eram limitadas e já foram preenchidas. Para maiores informações sobre o perfil das palestrantes, acessar a página @coletiva_pachamama
 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

Edição: Cida Alves