Paraíba

MULHERES E ARTE

Sarau Selváticas e Forró das Onças se apresentam no dia 8 de março, no Café da Usina, em João Pessoa

A 9º edição do Selváticas se junta ao Forró das Onças, projeto que traz no repertório mulheres referências do forró

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
As organizadoras e fundadoras do Sarau Selváticas, Anna Apolinário (à esquerda) e Aline Cardoso (no meio), e Jéssica Cardoso, criadora do Forró das Onças (à direita) - Foto: Aline Cardoso.

No próximo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, acontecerá a 9ª edição do Sarau Selváticas, primeiro sarau manifestamente feminista da Paraíba. O evento será no Café da Usina, localizado na Usina Cultural Energisa, com início às 20h. O valor do ingresso é R$ 20,00 e pode ser adquirido através do pix [email protected]. Após a aquisição, é necessário mandar o comprovante para esse e-mail. Os ingressos também serão vendidos na bilheteria, no dia do evento. 

O evento contará com poesia, música, dança, perfomance e artes visuais. Desta vez, a 9 ª edição do Selváticas ocorre em parceria com o projeto Forró das Onças, idealizado pela cantora popular Jéssica Cardoso. A banda é composta, além de Jéssica Cardoso, por Cássia Guimarães, Lucas Carvalho, Mayara Brito e Maroka.

No evento, em seu repertório, Forró das Onças incorpora músicas de mulheres que são referências do forró como Anastácia, Cátia de França, Cecéu e Glória Gadelha e canções conhecidas nas vozes de Marinês e Elba Ramalho. O show ainda vai trazer como convidadas Ana Rosa, com sua rabeca, e as cantoras Meire Lima, Ju Fábia e Rose Freitas. 


Evento com Sarau Selváticas e Forró das Onças acontece no Dia Internacional da Mulher. / Foto: Divulgação.

As poetas Rayana Carvalho, Társis Farias, Lucille Patriota, Ângela Pereira, Marília Teles Cavalcante estão na programação, que também irá contar com performances poéticas de Sipy Kariri, Itamira Barbosa e Leila Bezerra, exposição permanente de fotografia por Katarine Laroche e peças em macramê do ateliê Equillibrium, da artesã têxtil Marília Gomes.

O Sarau Selváticas é um movimento gerido, exclusivamente, por mulheres. Foi fundado por Aline Cardoso e Anna Apolinário, escritoras e organizadoras do evento. “O movimento itinerante resiste desde maio de 2017, fazendo ecoar as vozes de mulheres cis/trans/travestis e suas produções artísticas. Esse espaço itinerante se transforma em palco para artistas de múltiplas linguagens partilharem seus trabalhos em todas as linguagens artísticas. Acreditamos que este espaço é múltiplo, plural, feito por e para mulheres artistas”, comenta a organização.

Ângela Pereira, mulher negra e nordestina, é uma das poetas integrantes do evento. “Será mais uma oportunidade de fazer referência aos significados do ser mulher e das nossas lutas diárias. Como estarei em breve lançando o meu primeiro livro de poemas Mulherfagia, recitarei o poema que recebe o mesmo nome e representa todos os processos de mudanças que se deram e continuam se dando na minha vida. O sentido expresso nele é de rompimento e destruição simbólica dos padrões comportamentais heteropatriarcais, capitalistas, racistas e outros que tentam castrar as potencialidades do que as mulheres são e do que cada uma pode ser. Pretendo ainda recitar outro poema do meu livro que aborda sobre o ser mulher negra, intitulado 25 de Julho", conta. 


Ângela Pereira. / Foto: Helton Nóbrega.

Segundo a organização, o Selváticas desafia os padrões impostos pela sociedade machista, patriarcal, racista e misógina. Nos planos para a próxima edição do Sarau Selváticas estão criar um festival de artes integradas. Assim, a organização está aberta para o contato de patrocinadores que desejem colaborar com a arte e literatura realizada por mulheres. 

“O grande mote para criar o sarau surgiu do completo apagamento e silenciamento da literatura e das artes produzidas por mulheres em nosso município e em nosso estado. Desde então, trabalhamos em parceria para fortalecer o nosso protagonismo e o alcance das artes que fazemos. Sabemos que é nosso direito político ter acesso a lugares de vez e voz, por isso, seguimos de pé! Sempre insistindo e teimando a cada nova edição”, expressa a organização do sarau.

Um pouco mais sobre o Forró das Onças

Jéssica Cardoso, criadora do Forró das Onças, já teve o projeto chamado Forró Pé de Mundo - Marinês, no qual cantava músicas dessa artista pernambucana. Com o novo projeto, a cantora popular agrega outras mulheres no repertório e faz reeleituras das obras de várias artistas nordestinas, entre paraibanas e pernambucanas. Forró das Onças se une ao Sarau Selváticas na próxima sexta-feira (8). 

Acesse a rede social do Sarau Selváticas para conhecer mais sobre as artistas que formam a programação da 9ª edição do evento. 

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ) 

Edição: Heloisa de Sousa