Paraíba

CULTURA

Grupo Imbuaça de Aracaju apresenta espetáculo 'A peleja de Leandro na trilha do cordel', uma homenagem ao cordelista paraibano Leandro Gomes de Barros

O grupo retorna pelo Circuito Nordeste de Teatro de Rua e apresenta peça na próxima terça-feira (5)

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Fillipe Gomes

O grupo teatral Imbuaça (Aracaju-SE) está de volta a João Pessoa após dez anos da aclamada apresentação de ‘A grande serpente’, no Teatro Piollin. Desta vez, o grupo irá apresentar o espetáculo ‘A peleja de Leandro na trilha do cordel’, uma homenagem ao poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, figura emblemática da literatura de cordel.


Reprodução / Foto: Fillipe Gomes

O grupo retorna pelo Circuito Nordeste de Teatro de Rua neste domingo, e apresenta ‘A peleja de Leandro na trilha do cordel’, na próxima terça-feira (5), às 16h, na Praça da Paz, nos Bancários, marcando o retorno de uma jornada artística da cena cultural nordestina. 
O evento é uma das primeiras paradas do circuito que foi selecionado para receber apoio do Programa Funarte de Ações Continuadas – 2023, destinado a grupos e coletivos artísticos.


Reprodução / Foto: Fillipe Gomes

Para a homenagem ao poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, o grupo promete uma experiência imersiva, mesclando ficção e realidade para explorar a vida e a obra do poeta, conhecido por Carlos Drummond de Andrade como “O Príncipe dos Poetas”. A apresentação promete ser uma celebração vibrante da cultura nordestina, entrelaçando canto, conto e dança.

Sob a direção de José Rosa e com dramaturgia coletiva de Iradilson Bispo, Lindolfo Amaral e Manoel Cerqueira, o espetáculo também conta com a colaboração da pesquisadora Eliene Benício e canções compostas por Jão Luiz. 

No elenco estão Amadeu Pereira e Humberto Barretto, que trazem vida a história e os personagens criados por Leandro G. Barros.
Além da performance, o grupo Imbuaça promoverá um intercâmbio com artistas locais na sede do Coletivo de Teatro Alfenim, visando discutir o futuro do teatro de grupo no Nordeste, pesquisas de linguagem e novas perspectivas de trabalho. Este encontro acontecerá no mesmo dia da estreia, às 20 horas.

A curta temporada em João Pessoa se encerrará no dia seguinte, 6 de março, com uma última apresentação no Parque Sólon de Lucena, também às 16h. Este evento não apenas celebra a rica tradição cultural do Nordeste, mas também fortalece o vínculo entre os artistas locais e o público, através da magia do teatro de rua.

O Circuito Nordeste de Teatro de Rua é uma iniciativa apoiada pelo Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas – 2023 e pelo Ministério da Cultura, com realização do Grupo Imbuaça. Este projeto visa, não apenas entreter, mas também educar e inspirar, promovendo o teatro como uma ferramenta vital para a expressão cultural e o diálogo social.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves