Minas Gerais

MEMÓRIA

Em Mariana (MG), lançamento de obras multimídia sobre crime da Samarco ocorre no sábado (24)

Obras contam a história das comunidades atingidas pelo crime da Vale

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
As obras trazem relatos, fotos e vídeos que. buscam honrar a memória das comunidades - Foto: Divulgação

Com entrada gratuita, será lançado em Mariana (MG), no sábado (24), um conjunto de obras multimídia em memória das vítimas e dos atingidos pelo rompimento da barragem da Vale, no distrito de Bento Rodrigues. O evento acontece no Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens, a partir das 10h, com a apresentação da obra “Mariana, o Livro dos Minerais”, além de um documentário e uma série de podcasts de mesmo nome.

O livro, lançado em dezembro do último ano, foi escrito pela pesquisadora marianense Mo Maiê e faz parte do terceiro volume da série Árvores, Memórias e Reflorestamentos, memorial organizado pela escritora. A obra conta com uma compilação de artigos, fotos, ilustrações e transcrições de relatos orais de histórias de vida de comunidades atingidas pela contaminação das águas do Rio Doce.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 


“Nossa proposta nasce da ideia do ‘reflorestamento cultural’, que parte da consciência da importância de se preservar e difundir memórias de vidas, bens culturais, tradições, comunidades e territórios, reunindo saberes, conhecimentos, reflexões, a fim de regenerar e reflorestar o que foi devastado, morto e perdido”, afirma a escritora.

A versão digital do livro está disponível online para download aqui.

O evento também marca o lançamento de um documentário dirigido pelo artista Leandro Afrobool, e pela apresentação do primeiro capítulo da série de quatro podcasts que compõem a obra multimídia. Os episódios foram dirigidos pela jornalista Paula Teodoro e mostram conversas com as mestras e mestres das comunidades.

Reflorestamentos


As obras fazem parte do projeto “Reflorestamentos”, uma iniciativa que ao longo de 2023 se aprofundou em pesquisas que ligam pessoas, territórios, criações artísticas, filosofia africana, agroecologia e patrimônios imateriais, explorando os territórios atingidos em Mariana e Barra Longa.

Segundo Mo Maiê, a proposta do projeto é manter viva a memória das comunidades. A autora acredita que contar suas histórias é uma forma de reafirmar sua existência.

"Este conjunto de obras promete emocionar e trazer informações para nossas comunidades, buscando formas de preservar memórias ancestrais e territoriais, já que nossas riquezas culturais e históricas não podem morrer cobertas de lama”, disse a escritora.

 

SERVIÇO

 

Data: sábado, 24 de fevereiro de 2024

Horário: a partir das 10h da manhã

Local: Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens

Endereço: Rua Direita, 34, Centro, Mariana, Minas Gerais

Edição: Leonardo Fernandes