Paraíba

REAÇÃO

Forum Pró Campina rechaça a aprovação de um voto de repúdio contra o Presidente Lula na Câmara de Vereadores de Campina Grande

Após aprovação, alguns vereadores exaltaram o Estado de Israel balançando a sua bandeira

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Imagem Reprodução

A Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) aprovou, nesta quarta-feira (21), voto de repúdio contra o presidente Lula (PT). O requerimento diz respeito a uma fala do Presidente Lula com relação ao conflito Israel x Palestina, em que ele compara a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza ao holocausto na Segunda Guerra.

Durante a votação houve discussão entre os parlamentares porque alguns da oposição não entenderam o requerimento e votaram sem saber o teor, enquanto outros nem mesmo estavam no plenário.

Segundo eles, o voto aconteceu por manobra da mesa diretora. Após a aprovação, alguns vereadores exaltaram o Estado de Israel balançando a sua bandeira.

NOTA DO FÓRUM PRÓ CAMPINA

Rechaçamos a aprovação de um voto de repúdio a fala do Presidente Lula em relação ao conflito Israel x Palestina. O requerimento foi aprovado na Câmara Municipal de Campina Grande, às pressas e em forte processo de confusão, por iniciativa de integrante da base do prefeito Bruno Cunha Lima (UB). Governo que, por sinal, hora ataca Lula e hora busca a todo custo o seu apoio, financiamentos e projetos federais para salvar sua administração fracassada. 

Em âmbito nacional, o governo Lula tem agido de forma republicana, dialogando com todos os municípios, construindo as parcerias em vista da execução de políticas públicas comprometidas com a redução das desigualdades, melhoria do emprego, da renda, da infraestrutura urbana, entre outros. 

Em contexto internacional, é importante ficar bem claro que, desde a retomada do conflito entre Hamas e Israel, o Presidente Lula condenou o ataque terrorista do Hamas contra Israel, condenou o sequestro e se somou ao pedido de soltura imediata dos reféns. Ao mesmo tempo, o Presidente Lula busca a Paz com a efetivação da criação do Estado da Palestina convivendo em paz ao lado do Estado de Israel.

A denúncia que o presidente faz é contra o governo de extrema direita de Benjamin Netanyahu e sua resposta desproporcional contra a faixa de Gaza que já resultou em mais de 30 mil vítimas, a maioria sendo crianças e mulheres. O presidente Lula tem a maior estima e respeito pelo povo de Israel e pela comunidade judaica espalhada pelo mundo,, e especialmente no Brasil. O compromisso e o trabalho do Governo Lula é por saídas pacíficas, pela paz e pela vida de palestinos e israelenses.

A base do governo Bruno Cunha Lima usa de má fé, de desinformação para confundir a opinião pública e para tirar do foco daqueles que agiram contra a democracia e contra a convivência plural. Não vamos aceitar o uso do governo Lula quando convém e o ataque para inflar a sua base na tentativa de sua reeleição. E provocamos o senador Veneziano (MDB) para que também se coloque sobre essa movimentação política ocorrida na manhã desta quarta na Câmara Municipal.

Manifestamos nossa solidariedade com a bancada de oposição ao desastroso Governo Bruno Cunha Lima e ao mesmo tempo a nossa sintonia na construção da unidade necessária. 

Na defesa da Paz na Palestina, Israel e em tantos outros lugares em conflitos neste momento

Viva a democracia! Viva a Paz!

Campina Grande. 21 de fevereiro de 2024


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

Edição: Cida Alves