Rio Grande do Sul

ALIMENTO SAUDÁVEL

Ministro participa de assinatura de contrato entre o GHC e cooperativas de agricultura familiar

Paulo Texeira ressaltou o pioneirismo do GHC na parceria de compras públicas com a agricultura familiar

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Cerimônia contou com a presença de diretores, ministro, parlamentares, cooperativados e nutricionistas - Foto: Divulgação GHC

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) assinou na sexta-feira (16) contrato com nove cooperativas da agricultura familiar para fornecimento de gêneros alimentícios pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. O contrato prevê o fornecimento de hortigranjeiros in natura para a alimentação de funcionários e pacientes do Grupo Hospitalar Conceição, no valor total de R$ 4,4 milhões por ano.

:: 'Aqui não tem a porta do privilégio', diz o presidente do Grupo Hospitalar Conceição ::

O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, agradeceu a participação de todos os envolvidos para tornar possível a assinatura do contrato e afirmou que o Grupo já vem articulando a compra de alimentos industrializados, como sucos, pães, bolachas e lanches, que se somarão aos mais de 50 tipos de alimentos in natura produzidos pela agricultura familiar.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Texeira, ressaltou o pioneirismo do GHC que é “o primeiro hospital público do Brasil a fechar contrato de compras públicas com a agricultura familiar”.

"Certamente, se o nosso povo tivesse mais acesso à comida saudável como a que é fornecida pela agricultura familiar, não teríamos tanta doença”, afirmou. O ministro disse, ainda, que o governo pretende ampliar esse tipo de compra pública para todo o sistema educacional, para as Forças Armadas e outras áreas.


Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC, ficou lotado / Foto: Divulgação GHC

O cooperativado Gervásio Pluscinski destacou a importância das cooperativas para que este programa pudesse sair do papel. Já o cooperativado Bruno Justin falou sobre a participação de políticas públicas para a produção de renda. Sidnei Justin Witts representou as cooperativas na assinatura do contrato.


Evento também deu posse à Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional do GHC / Foto: Divulgação GHC

Além da assinatura do contrato, o ato realizado no Auditório Jahyr Boeira de Almeida, no Centro Administrativo GHC, marcou também a posse da Comissão de Segurança Alimentar e Nutricional do GHC, presidida pela nutricionista Marília Garcez, que destacou a preocupação com a alimentação. "Esse cuidado deve vir desde a produção do alimento até chegar ao prato dos mais de 10 mil usuários, residentes, pacientes e acompanhantes de pacientes que são servidos diariamente no Grupo Hospitalar Conceição."

:: GHC promove seminário de aproximação entre equipe e produtores da agricultura familiar ::

Também participaram da cerimônia o diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, o diretor administrativo e financeiro do GHC, João Motta, o diretor de Atenção à Saúde do GHC, Luís Antônio Benvegnú, a deputada federal Maria do Rosário, representando no evento a Câmara dos Deputados, o deputado federal Elvino Bohn Gass, e os deputados estaduais Zé Nunes e Miguel Rossetto.

Confira a lei que institui o Programa de Aquisição de Alimentos.


Edição: Katia Marko