Rio de Janeiro

OPORTUNIDADE

Município do Rio terá laboratório de roteiros para jovens da periferia

Inscrições para o laboratório “Roteiros do Arrabalde: oficina de criação suburbana" começam no dia 18 de fevereiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ao todo, seis projetos de curta-metragem de ficção receberão apoio da iniciativa - Foto: Bruno Itan

A cidade do Rio de Janeiro terá o seu primeiro laboratório de desenvolvimento de roteiros direcionado exclusivamente para jovens roteiristas da periferia. O laboratório “Roteiros do Arrabalde: oficina de criação suburbana” selecionará seis projetos de curta-metragem de ficção de roteiristas residentes nas zonas norte e oeste ou nas favelas da zona sul e região central da capital fluminense. 

As atividades do laboratório começam em maio. Segundo os organizadores, os jovens selecionados terão consultorias com os cineastas Sandra Kogut, Emílio Domingos e com a curadora Flavia Candida. 

“O nosso diferencial é o recorte territorial, é ser específico para um público que enfrenta muito mais dificuldades para se aperfeiçoar e se manter no audiovisual devido a uma exclusão histórica que não podemos mais aceitar”, explica Rogerio Cavalcante e Castro, coordenador do laboratório.

Leia mais: No Rio, mostra de cinema nordestino estreia na Caixa Cultural com programação gratuita

Após as consultorias, os jovens apresentarão seus projetos em um pitching para uma banca formada por outros profissionais do audiovisual. O projeto irá premiar os seis participantes selecionados. 

“No Roteiro do Arrabalde não haverá um vencedor, não queremos um clima de competição, todos ganham,  pois são artistas que precisam ser incentivados a desenvolver suas histórias”, complementa Rogerio. 

As inscrições para o laboratório começam no dia 18 de fevereiro e serão gratuitas. O formulário estará disponível no perfil do Instagram da produtora Poética Marginal (@poetica.marginal). Dúvidas podem ser enviadas pela rede social da produtora ou pelo e-mail [email protected]

O “Roteiros do Arrabalde” é uma realização da produtora Poética Marginal e tem o apoio do Projeto Paradiso, ColabCine, Centro Cultura da Justiça Federal (CCJF), RioFilme e da Lei Paulo Gustavo.
 

Edição: Jaqueline Deister