Minas Gerais

ACESSO

Deputada solicita gratuidade no transporte público de BH e região metropolitana no carnaval

Medida já foi parcialmente adotada na capital, mas gestão de Fuad Noman (PSD) abandonou a prática no ano passado

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A solicitação foi feita pela deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) - Foto: Julia Lanari/ PBH

Se a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o governo de Romeu Zema (Novo) atenderem ao pedido da deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), os foliões da capital mineira e da região metropolitana poderão utilizar o transporte público sem pagar tarifa durante os dias de carnaval, previsto para o período de 10 a 13 de fevereiro.

A solicitação, enviada pela parlamentar nesta quinta-feira (11), ainda reivindica que a oferta de ônibus e metrô seja a mesma dos dias úteis e que linhas especiais circulem entre as concentrações dos blocos de rua. No texto, a deputada argumenta que a medida pode facilitar a participação da população na festa, que tem ganhado cada vez mais força no município.

“Os altos preços do transporte coletivo, associados à sua baixa frequência, em especial a do sistema metropolitano de transporte, tolhem a oportunidade de acesso de parte da população a uma das festas mais amplas e democráticas da cidade. O quadro de horários reduzido ainda induz moradores e foliões a situações de insegurança e de espera em locais ermos ou violento”, justifica a solicitação. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Não seria a primeira vez

Apesar do prefeito Fuad Noman (PSD) não ter viabilizado a gratuidade do transporte público na última edição do carnaval, Belo Horizonte já teve algumas experiências de isenção da tarifa durante o período carnavalesco. 

Na gestão anterior, entre 2016 e 2020, por exemplo, a PBH garantiu a circulação gratuita de algumas linhas de ônibus, que foram chamadas de “foliônibus”.

“O carnaval é uma forma de democratização do espaço urbano e do acesso à cultura, bem como uma oportunidade de geração de renda para diversos trabalhadores, vide os vendedores ambulantes que comercializam bebidas e adereços carnavalescos durante o período. Democratizar também o acesso ao transporte público é medida para conferir maior efetividade ao acesso à cultura e à renda durante o carnaval”, defende Bella Gonçalves. 

Até o momento, o atual prefeito da capital e o governador não se pronunciaram sobre a proposta. 

Edição: Elis Almeida