Paraíba

NATAL SEM FOME

Começa Jornada Nacional de Solidariedade contra a pobreza e a fome na Paraíba

Dias D vão acontecer em 16 e 22 de dezembro

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card Reprodução

Os movimentos sociais populares do campo de da cidade iniciaram a Campanha de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome na Paraíba. A campanha paraibana tem como "dias D", os dias 16 e 22 dezembro deste ano, mas segue até o dia 25 de dezembro, e é resultado da articulação das organizações populares de todo o Brasil. 

A Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome entende que o combate à fome não é uma luta única de um governo, mas de um país inteiro. "Quem apoia Lula precisa mobilizar mais gente para apoiar os projetos de mudança. Quando a sociedade se mobiliza e cobra, o governo tem mais força para avançar com suas ações", diz o documento norteador da Jornada.

Apesar do comprometimento e avanço no combate à fome e na implementação de políticas sociais de enfrentamento à pobreza pelo Governo Federal, a problemática é uma dura realidade que assola, hoje, 19 milhões de brasileiras e brasileiros, e nesta época de Natal, é importante chamar a atenção de todos para debater este problema de desigualdade que afeta o povo brasileiro. Por isso, a Jornada foi desenvolvida com o objetivo não só de combater, mas de debater o tema da fome, dialogando com a mensagem do Natal Sem Fome.

“Vamos fazer nossa primeira distribuição de alimentos no dia 16 de dezembro, no bairro do Castelo Branco, já no local que será instalado o Armazém do Campo do MST, direcionando os alimentos para os trabalhadores da Coteminas que estão há 4 meses sem receber salário. Essa é uma Jornada Nacional de Solidariedade para fortalecer a luta dos movimentos e o vínculo com os que mais precisam. Desde a pandemia, que o MST, junto com outros movimentos populares, realiza distribuição de alimentos da reforma agrária, nas áreas periféricas e mais pobres do Brasil, no entanto, queremos fazer mais, queremos fortalecer os comitês populares e garantir a execução de políticas públicas e de programas federais nos territórios que estão necessitando”, declarou Zilma Feitosa, dirigente do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais Sem Terra na Paraíba (MST-PB).

Aqui na Paraíba, o dia 22 de dezembro será o dia em que  todas as regiões do estado vão receber os alimentos vindos da Reforma Agrária. "Os acampados e assentados da reforma agrária irão doar parte da sua produção para a população que está passando fome e em situação de pobreza nas diversas localidades do estado", disse Zilma.

Para Marcos Antônio Freitas de Araújo, que faz parte do Movimento Brasil Popular (MBP), organização que também integra as Ações de Solidariedade contra a Fome, seria importante que os poderes públicos, municipal e estadual, olhassem para as desigualdades nas comunidades. "Tentamos articular apoios por parte das instituições públicas, no entanto, até o momento só quem está participando das atividades, aqui na Paraíba, são as entidades ligadas aos movimentos sociais populares e sindicais.  Avaliamos que essa participação não é o suficiente para suprir toda a demanda represada existente nas comunidades. Por isso, continuaremos  no diálogo e na pressão junto aos órgãos públicos, para que eles tenham uma participação mais ativa nas nossas atividades posteriores", explicou.

A população em geral também pode participar da Jornada, montando um local de arrecadação de alimentos, através da exposição de uma caixa de recolhimento de doações em condomínios, igrejas, sindicatos,  comunidades, e em eventos artístico-culturais. As caixas devidamente sinalizadas, com a logomarca da campanha, podem ser obtidas através de Vitor Çó, no seguinte contato: 83. 99306-0990 (telefone e whtasapp).

Também é possível contribuir financeiramente, através de pix ou transferência, e ajudar na compra de alimentos, através dos seguintes dados bancários:

Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)


Participam da organização da Jornada Nacional de Solidaridade contra a Pobreza e a Fome na Paraíba, as seguintes organizações:

CUT
Movimento Nacional de Catadoras e Catadores da Paraíba - Catajampa 
MST
MTD
Levante Popular da juventude
Sindtêxtil 
Movimento Brasil Popular 
CPT
Comitês Populares de Luta
Sindicatos 
Partidos do Campo Progressista
Jornal Brasil de Fato PB
Fetag

Confira a seguir os locais e as datas de realização das ações de solidariedade para distribuição de alimentos:

Jornada Nacional de Solidariedade contra a Pobreza e a Fome - Paraíba

JOÃO PESSOA
16/12 - Sábado 
Ação para Trabalhadores da Coteminas
Hora: 10h
Local: Castelo Branco 


JOÃO PESSOA
22/12 - Sexta - DIA D
Hora: 10h
Bairros: 
1) Timbó
2) Laranjeiras
3) Mangabeira
4) Muçumagro
5) Bairro das Indústrias 

DEMAIS REGIÕES DA PARAÍBA
22/12 - Sexta - DIA D 
Hora: 10h

Cidades:
1) Alhandra
2) Pedra de Fogo 
3) Sertão 
4) Mari
5) Bayeux
6) Juarez Távora
7) Itabaiana
8) Campina Grande
9) Lagoa Seca

As ações de distribuição de cestas básicas  e de alimentos da reforma agrária beneficiarão, nos dias 16 e 22 de dezembro, cerca de 5 mil famílias.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves