Paraíba

VISIBILIDADE

Exposição “Arte do Sertão” acontece neste sábado (16), em Sousa/PB

Com obras de 18 artistas, a mostra enaltece a cultura e a produção realizada no sertão paraibano

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Obra "Comadre Fulozinha II"; Óleo sobre algodão cru. Dimensões: 80 cm x 60 cm; Pintura surrealista com identidade regional do sertão da Paraíba. - Foto: Arquivo pessoal. Artista: Brasileiro.

O Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), no município de Sousa/PB, recebe a exposição intitulada “Arte do Sertão”, neste sábado (16), às 18h. A mostra, que ficará aberta ao público até o dia 10 de fevereiro de 2024, vai contar com a participação de 18 artistas de diversas regiões do estado da Paraíba. As obras apresentadas irão trazer olhares do sertão, memórias afetivas, cotidiano e arte abstrata. A entrada é gratuita. 

A curadora da exposição, Fabiana Cordeiro, explica que o objetivo principal “é reunir novos artistas, mostrando suas técnicas e a produção da nova geração da arte no sertão da Paraíba, dando visibilidade a esses artistas da região”. Fabiana ainda comenta que o processo de curadoria foi realizado para que o máximo de artistas do sertão pudesse fazer parte da mostra.

Frankleyson Brasileiro é um desses artistas. Natural de Patos/PB, Brasileiro, como é mais conhecido, trabalha com artes visuais. Sua atuação foca na pintura a óleo, ilustrações em aquarela, maquiagens artísticas e grafite. “Trabalho com isso há aproximadamente quatro anos, mas a arte está presente na minha vida desde que eu era criança, quando eu tive os primeiros contatos com os materiais e fui experimentando. É um processo de experimentação que está inerente a mim e venho desenvolvendo esse trabalho desde criança”, conta o artista. 


Frankleyson Brasileiro, artista que fará parte da exposição "Arte do Sertão", em Sousa/PB. / Foto: Arquivo pessoal.

Brasileiro se considera um artista surrealista. O surrealismo surgiu na Europa no início do século XX, incorporando-se nos movimentos da vanguarda. Frida Khalo, Salvador Dalí, René Magritte são exemplos de artistas com obras surrealistas. Muitas outras mulheres, além de Frida, foram importantes no movimento, como Remedios Varo, Leonora Carrington, Méret Oppenheim, Leonor Fino e Maria Martins, essa última brasileira. 

“As obras que serão apresentadas na exposição são surrealistas, ligadas à fantasia, à melancolia e ao universo místico, que é construído a partir das minhas vivências no sertão da Paraíba. Eu tento traduzir essa atmosfera lúdica e melancólica para as pinturas a óleo, que são os trabalhos que eu mais desenvolvo”, enfatiza Brasileiro. 

Na exposição “Arte do Sertão”, o artista irá apresentar três obras. Para ele, a mostra “é um momento de valorização da arte nordestina, da arte paraibana que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário artístico e no mercado de arte, que revela a construção e a produção de vários artistas sertanejos. Aqui no sertão da Paraíba, temos grandes nomes fantásticos das artes visuais e que, nesse cenário contemporâneo, vêm ganhando mais espaço, para que venhamos a ser referência para jovens artistas”. 

 


Card da exposição "Arte do Sertão". / Divulgação.

Além de Brasileiro, apresentarão suas obras na exposição: Adauci Ferreira; Caio Sena; Claudinho Costa; Danttas; Edson Fernandes; Elyo Derkian; Espedito Lopes; Filipe Abrantes; José Dantas; Kécia Andrade; Kianny; Lari Silva; Melquisedec Abrantes; mooliiv; Paullynho Piancó; Silva e Thalita Nogueira.    
     
Dados do evento
 
Exposição “Arte do Sertão”
Entrada gratuita
Local: Salão Térreo do Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), no município de Sousa/PB; 
Data: 16 de dezembro de 2023, às 18h; Seguindo até o dia 10 de fevereiro de 2024;
Horários de funcionamento: de terça a sexta, das 12h às 20h; Aos sábados das 13h às 21h.

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira