Paraíba

Coluna

Sintep-PB realiza mobilizações em defesa do Ensino Médio, valorização profissional e gestão democrática

Imagem de perfil do Colunistaesd
1ª gerência regional - João Pessoa - Foto: Internet
Mobilizações ocorreram em João Pessoa (1ª), Campina Grande (3ª) e Cuité (4ª)

Nesta terça-feira (12), o SINTEP-PB, por meio de suas regionais, promoveu mobilizações em João Pessoa (1ª), Campina Grande (3ª) e Cuité (4ª) em prol da defesa do Ensino Médio, atendendo ao chamamento dos Fóruns Estadual e Nacional de Educação.

Educadores reuniram-se para reivindicar melhorias no setor, com foco na manutenção das 2.400 horas para a formação geral dos estudantes, no fim do notório saber para ministrar aulas na educação básica e no fortalecimento da formação integrada.

Os atos públicos das terceira e quarta regionais ocorreram em frente às regionais de ensino. Em João Pessoa, a mobilização ocorreu em frente à Assembleia Legislativa do Estado, onde uma comissão de manifestantes entregou um documento do sindicato à deputada Cida Ramos, presidente da comissão de Educação da Casa. 


Deputada Cida Ramos com integrantes do ato / Foto: Internet

O documento destaca a necessidade de "um ensino médio decente que exige a revogação de concepções da Lei nº 13.415/2017, profissionais valorizados e gestão democrática". Os profissionais de educação solicitam uma reunião para participar da construção das diretrizes operacionais de 2024, com a definição de 2 horas-aula mínimas para todas as disciplinas da base comum, valorização dos profissionais da educação, aprovação do PCCR, eleições diretas para direção de escola e consolidação da gestão democrática.


3ª gerência, Socorro Ramalho, diretora regional ao microfone/ Foto: Internet

Antônio Arruda, Coordenador Geral do Sintep-PB, destaca a necessidade de reação contra os ataques à educação: “A importância do ato de hoje dá uma demonstração clara e evidente de que nenhum professor, professora, nenhum trabalhador ou trabalhadora em educação está satisfeito com o projeto político do Deputado Federal Mendonça Filho que quer realmente acabar com a educação pública do nosso país com esse projeto de Ensino Médio que só vai a serviço do setor privado. E nós que defendemos a educação pública com boa qualidade nos posicionamos, primeiro por um ensino médio com boa qualidade para que os alunos possam realmente se desenvolver no processo ensino-aprendizagem e que realmente alcancem o desenvolvimento na sua cidadania. A outra coisa é que nós não aceitamos essa questão do notório de saber, só aceitamos professores qualificados e que tenham formação pedagógica para poder trabalhar no ensino médio, na educação pública, e a educação pública ela tem que ser com boa qualidade”, afirma ele.

Luciana Walter, diretora da Secretaria de Gestão Educacional e especialista em educação do Sintep-PB destacou a união com os Fóruns nacionais: “Nesta terça feira (12) o Sintep-PB  se soma aos atos nacionais chamados pela CNTE  e pelo Fórum Nacional da Educação contra o PL da Reforma do Ensino Médio cujas emendas do relato Mendonça Filho colocam por água abaixo as propostas feitas e encaminhadas pelo Governo Federal mantendo os itinerários formativos, reduzindo a carga horária da formação geral básica e mantendo os profissionais entre os profissionais de educação profissionais com notórios saber. O Sintep-PB se soma às lutas, e dentro da pauta Estadual nós lutamos pelo encaminhamento do nosso PCCR para a Assembleia e votação com aprovação a eleição direta para gestores, e a manutenção nas diretrizes operacionais 2024 de, no mínimo, duas horas para as disciplinas da base comum. Tivemos atos em João Pessoa, Campina Grande e em Cuité”, destacou ela.


3ª gerência/ Foto: Internet


4ª gerência / Foto: Internet


4ª gerência, Carlos, Cicera e Higor diretores do sindicato / Foto: Internet


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)


 

Edição: Cida Alves