Paraíba

CONTRA O PRECONCEITO

Parada LGBTQIA+ ocorre no próximo domingo (19), em João Pessoa

Evento ocorre em meio à tramitação de Projeto de Lei que visa impedir a presença de crianças em eventos LGBT

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

A 22ª edição da Parada LGBTQIAPNB+ em João Pessoa acontece no próximo domingo, dia 19 de novembro, com o tema "Diáspora de todas as cores: Antirracista, cultura e existência". O evento terá início às 16 horas, com concentração na orla de Cabo Branco.

Diversas atrações confirmaram presença, incluindo: Verinha Show, Morgana Sky, Cauã Castro, Bonyeva, Ciel Santos, Vini e Gabi Blue.

Nos últimos dias, o evento tornou-se alvo de polêmica após vereadores de João Pessoa aprovarem um projeto de lei que proíbe a participação de crianças em Paradas LGBTQIAPNB+ ou eventos similares promovidos pela comunidade.

Os organizadores do movimento LGBTQIAPNB+ repudiaram a aprovação do projeto de lei pelos vereadores, classificando-o como inconstitucional em uma nota emitida pela comunidade.

O documento denuncia que o projeto tenta disseminar o pânico moral, criminalizar o principal evento de visibilidade e defesa por mais direitos, além de atribuir à Parada e à comunidade como um todo o estigma de perversão sexual em relação às pessoas LGBTQIAPNB+.

O projeto de lei, de autoria do vereador Tarcísio Jardim (PP), que proíbe a participação de crianças em Paradas LGBTQIAPNB+ ou eventos similares,  aguarda a decisão do prefeito Cícero Lucena sobre a sanção ou revogação da medida.


Reprodução / Card: Reprodução


Reprodução / Card: Reprodução

MPF e comunidade LGBT+ pedem suspensão de projeto ‘Parada Gay’

Na última terça-feira (14), os vereadores de João Pessoa participaram de uma reunião com a procuradora da República, Janaína Andrade, e representantes da comunidade LGBT+. Durante o encontro, foram discutidos questionamentos relacionados ao projeto de lei aprovado na Casa, que proíbe a participação de crianças em eventos como a 22ª Parada LGBTQIAPNB+ de João Pessoa.

Os vereadores foram convidados a participar do evento, que ocorrerá sem qualquer restrição de público, uma vez que a proposta ainda não se tornou lei. O texto foi encaminhado para análise do prefeito Cícero Lucena, que terá uma audiência com o MPF e representantes da comunidade LGBT+ após o evento.

Em relação à possibilidade de votação contrária à proposta, alguns vereadores sinalizaram a intenção de mudar seu posicionamento caso o projeto retorne à Casa como veto. Contudo, o vereador Tarcísio Jardim (PP), autor do projeto de lei, afirmou que manterá seu posicionamento, defendendo o projeto até que todo o trâmite seja finalizado.

Durante o encontro com os parlamentares, incluindo Tarcísio Jardim, foram discutidas políticas públicas de combate ao preconceito e à homofobia. Os participantes relataram os crescentes casos de violência contra pessoas LGBTQIAP+ e solicitaram serem ouvidos em relação a matérias em tramitação na Casa.

Na ocaisão, representantes do movimento destacaram o aumento nos casos de morte, com pelo menos 316 mortes violentas de pessoas LGBTQIAP+ em 2021, representando um aumento de 33,3% em relação ao ano anterior. Além da procuradora Janaína Andrade, estiveram presentes Andreina Villarim, presidente da Associação de Pessoas Travestis da Paraíba; Felipe Santos, representante da Comunidade LGBQIAPN+ e vice-presidente do Movimento do Espírito Lilás; e Fernando Domingos, do Coletivo LGBTQIA+ Resistência.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

 

 

Edição: Cida Alves