Paraíba

APOIO ÀS VÍTIMAS

Sindicato dos Bancários PB lançam cartilha contra o assédio moral e sexual nos ambientes de trabalho

Cartilha "Assédio Adoece e Mata" será lançado hoje (09), a partir das 19h, na sede da entidade

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Internet - Foto Reprodução

O Sindicato dos Bancários da Paraíba lançará, nesta quinta-feira (9), a cartilha "Assédio Adoece e Mata", a partir das 19h, na sede da entidade.O objetivo é promover o enfrentamento de práticas prejudiciais no ambiente de trabalho bancário, como assédio moral e sexual.

Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato, explica que a cartilha apresenta diversas orientações e definições sobre assédio, violência de gênero e discriminação. Segundo ele, a iniciativa visa contribuir para o combate e a criação de mecanismos de prevenção dessas formas de violência no ambiente de trabalho. A cartilha também destaca canais de denúncia, equipes de acolhimento e outras ferramentas de apoio às vítimas.

A Dra. Francisca Poliana Aristóteles Rocha de Sá, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 8º Vara do Trabalho de João Pessoa e diretora da Escola Superior da Magistratura Trabalhista - ESMAT13, será a palestrante do evento. Além de bancários e bancárias, líderes sindicais, membros dos movimentos sociais e outras autoridades já confirmaram presença no evento.

Segundo dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest de João Pessoa, essa é uma das categorias com maior índice de afastamento devido a adoecimento psicológico causado pelo assédio nas agências. O relatório do Cerest revela que, apenas no ano passado, dos 48 atendimentos realizados em João Pessoa, 17 bancários permanecem afastados pelo INSS e incapazes de retomar suas atividades laborais na cidade devido a adoecimento psíquico.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves