Paraíba

PREMIADO

Laticínio do MST na Paraíba é premiado em festival de leite e derivados

O queijo caboclo e a manteiga de garrafa Nutrilê da (Coopac-PB) ganharam 2º lugar como melhores produtos do NE

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Adriana Cândido, Presidente da Coopac - Foto: Carla Batista

O queijo caboclo e a manteiga de garrafa Nutrilê da Cooperativa de Caprionovinocultores do Curimataú (Coopac) da Paraíba, foram premiados em segundo lugar como melhor produto na sua primeira participação no 17º Encontro Nordestino do Setor de Leites e Derivados (ENEL).   

O festival ocorreu em Campina Grande entre os dias 26 e 28 de outubro, e premiou os melhores produtos derivados de leite em todo Nordeste. Entre os participantes, o Laticínio da Coopac é a única agroindústria da Reforma Agrária e se projeta como uma das mais organizadas cadeias de produção de caprinocultura no estado da Paraíba e no Nordeste.


Famílias que trabalham com a criação de caprinos e agora transformam o leite em queijos, iogurtes, manteigas e outros derivados / Foto: Carla Batista

A representante e uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos na região do Curimataú, Adriana Cândido, Presidente da Coopac, relata a importância desse processo para as famílias assentadas e para o desenvolvimento econômico local e regional.

“Esse prêmio é muito importante para nós da cooperativa. Primeira vez que nós participamos do Encontro Nordestino de Leite e Derivados e ganhar duas medalhas de prata, isso mostra o quanto os nossos produtos são de qualidade. Porque é um concurso nordestino com mais de 750 produtos concorrendo e nós, que há menos de três anos estamos nessa luta de organização da produção de leite e derivados, ganhar as duas medalhas de prata é o mesmo que ser de ouro”. 

Adriana destaca ainda que o reconhecimento é mérito do esforço de toda a cooperativa e de parceiros como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Campus Bananeiras), que tem capacitado os envolvidos, através da professora Fabiana Augusta, com curso de produção de queijos. 


Laticínio Nutrilê, da Cooperativa de Caprionovinocultores do Curimataú (Coopac) da Paraíba / Foto: Carla Batista

HISTÓRIA

A Unidade de Beneficiamento do Leite Nutrilê foi inaugurada em 06 de junho de 2023 município de Casserengue/PB e conta com 83 cooperados. Sua história é resultado do esforço coletivo no campo e da luta pela Reforma Agrária Popular, realizado na Associação dos Agricultores e Agricultoras do assentamento Ernesto Che Guevara e da Cooperativa de Produção e COOPAC. O laticínio está voltado, principalmente, para a produção de produtos derivados do leite caprino, como leite, queijo, ricota, bebida láctea, iogurte, manteiga e requeijão.

A Nutrilê é um avanço na área de beneficiamento de alimentos produzidos pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST, e contou com o incentivo do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep), além do apoio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

:: MST inaugura sua primeira fábrica de laticínios na Paraíba

 

Por MST-PB/Carla Batista


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Polyanna Gomes