Paraíba

NOVEMBRO AZUL

Prefeitura de João Pessoa realiza atividades de promoção à saúde do homem

Exames de rotina, solicitação de PSA, encaminhamentos, testes rápidos de ISTs e vacinação são alguns dos cuidados

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa vai realizar uma série de atividades alusivas à campanha Novembro Azul, em combate ao câncer de próstata e promoção à saúde do homem de forma integral. A programação tem início na próxima segunda-feira (6) e segue ao longo do mês em diversos serviços da Rede Municipal de Saúde, além do órgãos e instituições parceiras.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF) e policlínicas municipais, os usuários terão acesso às consultas médicas e odontológicas, atendimentos de enfermagem, exames de rotina, solicitação de PSA, encaminhamento para especialistas, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, práticas integrativas e complementares à saúde, relaxamento, palestra sobre câncer de próstata, rodas e conversa e atividades educativas de prevenção à saúde do homem.


Reprodução / Foto Reprodução

Para o sábado (11), a Secretaria de Saúde está preparando uma edição especial da ação ‘Saúde + Perto’, na Escola Municipal Índio Piragibe, em Mangabeira, levando atendimentos médicos especializados e serviços de bem-estar voltados para a população masculina.

De acordo com o coordenador de Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito, o autocuidado deve ser incentivado em todas as fases da vida. “A prevenção se dá em todos os ciclos da vida, desde o homem jovem ao idoso. A melhor forma de prevenir as doenças e ter mais saúde é adotar comportamentos saudáveis, como a prática de atividade física, a alimentação, o sono e o repouso de qualidade”, destacou.


Reprodução / Foto Reprodução

Késsio Brito enfatizou, ainda, que tão importante quanto o autocuidado é aderir o habito de procurar acompanhamento contínuo com profissionais de saúde. “Para isso, a Unidade de Saúde da Família é o serviço preferencial, ao menos uma vez ao ano para monitoramento, exames e outros encaminhamentos”, orientou.

Parcerias – Nesta segunda-feira (6), a SMS vai promover uma ação educativa em parceria com a FCK Engenharia para trabalhadores de canteiros de obras. No dia 13 haverá uma palestra sobre saúde integral do homem para os trabalhadores do empresarial Delta Center, no bairro dos Bancários. Já no dia 27 é a vez dos trabalhadores do empresarial Delta Center do bairro Jardim Oceania. Além da palestra educativa, eles terão acesso à vacinação e testes rápidos.

No dia 14 será oferecida uma ação para os taxistas da Capital, na Praça Bela Vista, com serviços de saúde e distribuição de brindes e material informativo. O evento é uma parceria com Sest/Senat e Sindicato dos Taxistas. Ainda no dia 16 deste mês, a ação acontece no supermercado Superfácil Atacado, em Água Fria, com atividades educativas para os trabalhadores da rede alimentícia.

Já no dia 24, a SMS e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizarão um momento especial para os servidores do órgão com atendimento com urologista, exames, testes rápidos, orientação para prevenção de acidentes e outros serviços de saúde.

Serviço – Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Porém, além de incentivar o cuidado acerca do diagnóstico da doença, a orientação do Ministério da Saúde é que os gestores e profissionais busquem sensibilizar os homens sobre o autocuidado e cuidado integral à saúde já hábitos saudáveis reduzem os fatores de risco de prevalência do câncer.

Em João Pessoa, a Rede Municipal de Saúde oferece assistência integral à população masculina desde a Atenção Básica, nas unidades de saúde da família, até os serviços especializados como as policlínicas, hospitais e centros de práticas integrativas e complementares à saúde.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves