Paraíba

NÃO QUER MUDANÇA

Deputado protocola PEC para encerrar pedido de plebiscito e manter o nome de João Pessoa

Hervázio Bezerra (PSB) apresentou o pedido nesta terça (31) na ALPB

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Hervázio afirma que há inúmeros pontos negativos na mudança do nome da Capital sob o ponto de vista da projeção da cidade - PRINT-TV ALPB

Nesta última terça (31) o deputado Hervázio Bezerra (PSB) conseguiu protocolar na Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que a Constituição do Estado defina o nome de João Pessoa para a Capital da Paraíba. 

Em entrevista à uma rádio paraibana, Hervázio afirmou que “é preciso por fim a essa polêmica pois João Pessoa tem esse nome há 93 anos e uma alteração agora traria muito prejuízo ao turismo e as pessoas que aqui vivem”.

Raoni Vita, autor do pedido do plebiscito para consulta sobre a mudança do nome da Capital, rebate que "a população precisa de mais participação, e não que poucos decidam tais matérias que já tinham lhe sido destinadas pelo constituinte originário”. E completa, "quando o parlamento procura usurpar conquistas e atos legitimamente delegados ao seu povo, não é apenas lamentável e triste, mas um sinal de retrocesso", finaliza.

ENTENDA O CASO

Em fevereiro deste ano, o advogado Raoni Vita reacendeu um debate histórico sobre a mudança de nome da capital paraibana. O assunto voltou a ser discutido quando ele protocolou uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) solicitando a realização de um plebiscito para consultar a população sobre a mudança do nome da capital da Paraíba.

Na última semana, a ação apresentada pelo advogado foi encaminhado para o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A decisão foi da procuradora Acácia Suassuna, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

A procuradora afirma que,  a iniciativa para convocar plebiscito para alteração do nome da Capital é da ALPB, cabendo ao TRE-PB só organizar e executar.

:: Capital paraibana pode ter nome modificado após requerimento enviado ao TRE-PB

CAMINHO DA PEC

Agora a proposta será publicada no Diário do Poder Legislativo para tramitação. A primeira etapa é na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para analisar a admissibilidade.

Uma vez admitida, a proposta segue para o presidente que designará Comissão Especial para o exame do mérito da proposição, que tem o prazo de 25 dias para proferir parecer. Nesta fase poderá ser apresentadas emendas.

Após isso, a PEC passa por votação em ambos os turnos, precisando ter três quintos dos membros da Assembleia Legislativa para votação. O parlamentar irá precisar de 22 votos favoráveis para aprovar a matéria.

:: Consulta Popular para mudança do nome da Capital Paraibana está bem próximo de acontecer


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Polyanna Gomes