Paraíba

GINGA & RESISTÊNCIA

XXII Encontro Nordeste de Capoeira Angola Palmares começa nesta quinta-feira (12)

Grupo Capoeira Angola Palmares, na capital, completa​​​​​​​ 25 anos de atividades

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

Nesta quinta-feira (12) acontece o 22º Encontro Nordeste de Capoeira Angola Palmares (ENCAP). Este ano o tema será: "Capoerê: a menina pula daqui o menino pula de lá”.

O evento ocorre no Centro Cultural Piollinno bairro do Roger, de 12 a 14 de outubro, e contará com a presença do Mestre Nô, hoje aos 79 anos, fundador do Grupo Angola Palmares. Também estarão presentes Mestre Carlinhos Canabrava, Mestre Lázaro, Mestre Gilmário, Mestre Musquito, Mestra Lúcia, (Todos de de Salvador-Ba), Contra-Mestre Sapo (Valência-BA), Mestre Sabiá (de Campina Grande, primeiro mestre da Paraíba formado por Mestre Nô)

Realizado anualmente desde o ano 2000, segundo a Mestra Malu (uma das organizadoras do evento), cada grupo de capoeira tem sua forma de organização em nível nacional. “Alguns eventos levam o nome de batizado, festival ou campeonato. E a gente trabalha com a idéia de encontro, de encontrar as pessoas e partilhar o conhecimento da Capoeira Angola”.

O Encontro terá diversas atividades como roda de diálogo, com a presença do Mestre Nô (BA), oficinas de Capoeira Angola, Maculelê, Penteado Afro, Floreios de Capoeira, Percussão, Expressoes Livres, Dança Afro (com a professora Jaciara Xavier, e Sarau Poético)

Haverá, também, a entrega das graduações dos alunos do Grupo Capoeira Angola Palmares, no Roger, no sábado à tarde com muita roda de capoeira e maculelê. As atividades acontecem no Centro Cultural Piollin.

Capoeira Angola Palmares 25 anos de atividades

Em atividade desde 1998 em João Pessoa, o Grupo Capoeira Angola Palmares promove a troca de culturas afro e capoeira com crianças, adolescentes, jovens e adultos no bairro do Roger e nas comunidades Asa Branca, Terra do Nunca, Buraco da Gia e Comunidade do S.

Entre os principais objetivos do grupo estão o fortalecimento do protagonismo infantojuvenil, a convivência comunitária e a salvaguarda da capoeira e do capoeirista sob a perspectiva de educação afro-referenciada.

Marielle Franco, tambem participou da roda de capoeira do Grupo Angola Palmares

Baseado na filosofia de Norival Moreira de Oliveira, o Mestre Nô, fundador da Associação Brasileira e Cultural de Capoeira Angola Palmares e mestre da velha guarda da capoeira baiana, o Grupo Capoeira Angola Palmares traz na própria pedagogia da capoeiragem a afirmação da capoeira como cultura afro-brasileira e de combate ao racismo e as formas correlatas de discriminação.

Neste sentido, Mestra Malu, destaca que o 22º Encap tem como propósito enfatizar a dimensão pedagógica que que tem sido discutida e refletida com as crianças e adolescentes durante o ano nas aulas, rodas e papoeiras do grupo. 

"É, também, uma manutencao das memórias afetivas com a ancestralidade nesse espaço de encontro com os mais novos, com as criancas", comenta ela.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves