Paraíba

MEMÓRIA DA LUTA

Grito 2023: uma carta em homenagem a Ricardo Brindeiro e Paula Adissi

"Brindeiro, Paula, foi bom demais hoje. Senti que vocês estavam presentes conosco não só hoje, mas SEMPRE! Viva a luta"

Brasil de Fato PB| João Pessoa |
Paula Adissi e Ricardo Brindeiro foram voz e resistência nas lutas populares - Arquivo Pessoal

Por Marcos Freitas

Querido Brindeiro, Querida Paula!

Hoje realizamos o 29º Grito das Excluídas e dos Excluídos e foi daquele jeito: feito na hora que nem caldo de cana.

O lema desse ano foi uma pergunta: "Você tem fome e sede de quê?"

Oxente! A gente tem fome e sede de tanta coisa, né não, meus amigos?

A gente tem fome de terra, teto e trabalho!

A gente tem fome de justiça social!

A gente tem fome de transformação e revolução!

A concentração aconteceu lá na esquina do Liceu paraibano e, como sempre, tiveram aqueles que chegaram primeiro, outros que chegaram depois; o ônibus que chegou no ponto e o povo chegou depois; alguém fala que tem um problema e outra já responde que foi resolvido...

Eu, por arte não sei de que, levei nas minhas sacolas com boné do MST e com camisas do Movimento Brasil Popular o meu amigo de todas as horas: meu pandeiro quadrado!

O sol tava quente. O negócio estava meio demorado. O busão com o Maracatu Quilombo Nagô ainda não tinha chegado e a 'morgação' já estava batendo.

Foi quando senti vossas presenças sempre presente e saquei meu pandeiro quadrado e comecei a cantar junto com o pessoal do Movimento de Moradia.


Marcos Freitas durante o Grito dos Excluídos e Excluídas 2023, em João Pessoa / Foto: Geovanni Carvalho

"Daqui não saio, daqui ninguém me tira! Mas onde é que eu vou morar, se derruba meu barraco é de lascar, ainda mais com 4 filhos onde é que vou morar?!"

Quando acabou o pessoal pediu bis. Não deixei barato e já emendei com aquela outra que aprendemos juntos e tanto cantamos:

"Pisa ligeiro, pisa ligeiro. Quem não pode com a formiga não assanha o formigueiro!"

Ô povo ficou animado, viu? Pense!

O tempo passava e a nossa entrada no desfile como sempre ainda não estava certa. O pessoal da coordenação decidiu que a gente ia lá pra lagoa pra ficar na boca da botija. Foi o tempo do maracatu chegar e a gente intensificar a animação!

Depois de muita luta, muita negociação, de muita peleja, chegamos num acordo. Depois do último a gente entraria. Pois pronto. Já estávamos à postos.

Brindeiro, foi bom demais, viu? A gente ficou assim: abrindo nosso desfile ia a faixa principal do Grito, em seguida do Maracatu Quilombo Nagô e logo depois uma faixa grande com uma mensagem polêmica. Era o faixão do Movimento Brasil Popular com a reivindicação exigindo a prisão de Bolsonaro! Isso mesmo. Dizia a faixa: "BOLSONARO NA CADEIA: Golpismo e Genocídio na Pandemia!" E em seguidas os blocos dos movimentos sociais e sindicais.

A gente estava naquela: será que a nossa mensagem seria bem recebida pelo povo que foi assistir ao desfile ou seríamos hostilizados? Oxente! Foi bom demais! De repente alguém inventou um grito de ordem: "Arreia. Arreia. BOLSONARO na Cadeia!". Aí pronto,o pessoal que assistia o desfile, em apoio, gritou junto! Outros faziam o L e gritavam em apoio a Lula.

Só sei que embalados pelo som do Maracatu, pelo apoio do povo e pela energia positiva que vibrou. fizemos todo o percurso do desfile e demos, juntos, o nosso 29° Grito em João Pessoa e com certeza vocês estavam com a gente! 

"Viva a Luta! Viva!
Nossa União! 
Quem são vocês?!
O Povo Unido outra vez!"

Viva Ricardo Brindeiro! Viva Paula Oliveira Adissi! Viva nossa luta!

*Este ano completam 10 anos da morte de Ricardo Brindeiro que viveu, como disse seu amigo Alder Júlio "uma militância multiforme: nas pastorais sociais, no movimento estudantil, na política partidária, nos movimentos populares, nas organizações de base de nossa sociedade".


Movimentos populares da PB durante 29ª edição do Grito dos Excluídos / Foto: Geovanni Carvalho


 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Polyanna Gomes